Portal UFES
Divulgada a lista final de classificação dos candidatos da Lista de Espera. Solicitação de matrícula vai até 25 de fevereiro
Já está disponível para consulta no site do Sisu Ufes 2026 a lista definitiva de classificação dos candidatos inscritos na Lista de Espera para ingresso nos cursos de graduação da Ufes. Todos os candidatos da lista, incluindo aqueles classificados fora do limite de vagas disponíveis, podem fazer a solicitação de matrícula (com o envio de toda a documentação em formato digital) até esta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, por meio deste link.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) também divulgou a situação final dos candidatos aprovados na Chamada Regular, indicando se a matrícula foi deferida ou indeferida. Clique aqui para ver.
Informações sobre a documentação necessária para solicitação de matrícula dos candidatos estão disponíveis no Edital de Convocação dos Candidatos da Lista de Espera do Sisu Ufes 2026. O cronograma atualizado, incluindo as datas de realização de perícias médicas e entrevistas presenciais para optantes pela modalidade de reserva de vagas, está nesta página.
A Prograd orienta que os candidatos fiquem atentos ao e-mail, por onde podem ser enviadas orientações. Em caso de dúvida, a Central de Atendimento da pró-reitoria está disponível das seguintes formas:
presencialmente, no prédio da Prograd, situado no campus de Goiabeiras, das 8 às 17 horas;
pelo telefone (27) 99742-2486, das 8 às 17 horas;
pelos endereços de e-mail da Comissão de Análise Documental (sisu@ufes.br), Comissão de Análise de Renda (sisurenda@ufes.br), Comissão de Avaliação Étnico-racial (sisuppi@ufes.br), ou Comissão de Análise de Deficiência (sisupcd@ufes.br), conforme o assunto.
Para este ano, a Ufes oferece 5.007 vagas, sendo 2.543 destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência, conforme previsto na Lei nº 12.711/2012, e 2.464 para ampla concorrência. As oportunidades estão distribuídas em 99 cursos nos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus.
Categorias relacionadas InstitucionalCine Metrópolis exibe filme com Wagner Moura e Fernanda Torres nesta quarta-feira, 25, com entrada gratuita
Com elenco estrelado, Saneamento Básico, o Filme será o próximo longa a ser exibido pelo projeto de extensão Imagens do Cinema, nesta quarta-feira, 25. Dirigida por Jorge Furtado, a comédia conta com grandes nomes do audiovisual brasileiro, como Wagner Moura, Fernanda Torres, Camila Pitanga e Lázaro Ramos.
A sessão acontecerá no Cine Metrópolis, a partir das 13 horas, com entrada gratuita e aberta ao público geral. Além da exibição do longa, haverá uma apresentação prévia da obra e, após a sessão, um debate com a plateia. Haverá emissão de certificados para as pessoas interessadas.
Saneamento Básico, o Filme é uma comédia que acompanha moradores de uma pequena cidade que tentam conseguir verba pública para construir uma fossa. Como a prefeitura só dispõe de dinheiro para a produção de um filme, os moradores decidem escrever e filmar a realização da própria obra, ao mesmo tempo em que tentam entender elementos básicos de um filme de ficção.
Projeto
Coordenado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Fabio Camarneiro, o projeto Imagens do Cinema exibe filmes que marcaram a história do cinema mundial. Ao longo do semestre letivo, outras obras serão exibidas de forma gratuita.
A iniciativa conta com o apoio do Cine Metrópolis, da Secretaria de Cultura da Ufes (Secult) e do Departamento de Comunicação Social (DepCom) da Universidade.
Categorias relacionadas ExtensãoRUs receberão reforma e manutenção durante recesso acadêmico. Unidade de Goiabeiras será climatizada
Os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus passarão por reformas estruturais e ações de manutenção preventiva durante o próximo recesso acadêmico, que vai de 4 a 15 de março. Aproveitando o período, as equipes técnicas e administrativas também participarão de um programa de capacitação focado em gestão estratégica e operacional; gestão de pessoas e de conflitos; e otimização de processos e rotinas.
O atendimento nos RUs seguirá normalmente até o dia 3 de março, com o fornecimento de café da manhã, almoço e jantar em todas as unidades, inclusive em Jerônimo Monteiro. Já no período de recesso (de 4 a 15 de março) o atendimento será suspenso. "O atendimento integral nos Restaurantes Universitários será retomado no dia 16 de março, com as unidades preparadas para oferecer um serviço mais seguro, eficiente e de qualidade à comunidade acadêmica", afirma o diretor de Gestão dos Restaurantes, Iury Pessôa.
Melhorias
Entre as melhorias programadas está a instalação de sistema de climatização na unidade de Goiabeiras. Os refeitórios de Alegre, Jerônimo Monteiro e São Mateus já contam com o sistema.
Veja o que mais será feito nos restaurantes:
RUs de Goiabeiras e Maruípe
Instalação de piso epóxi na área de produção e recebimento
Reorganização do layout da área de produção
Análise do projeto elétrico (gerador) e adaptações hidrossanitárias
Análise de projeto de acessibilidade para execução
Manutenções prediais e reparos em equipamentos
Levantamento de equipamentos em desuso
Limpeza técnica das coifas
RU de Alegre
Reparos no sistema hidrossanitário
Ajuste nas juntas de dilatação da área de produção
Manutenção do telhado
Pequenas reformas internas e reparo nas câmaras de hortifrutigranjeiros
Reforma das mesas do refeitório
Ajustes no sistema de gás
Limpeza técnica das coifas
RU de São Mateus
Refazimento de junta de dilatação
Instalação de escada marinheiro
Pequenas reformas estruturais (troca de torneiras, pias etc.)
Manutenção das câmaras frias
Limpeza técnica das coifas
Foto: Equipe de Mídias da Ufes
Categorias relacionadas Assistência estudantilWorkshop vai orientar sobre elaboração de trabalhos, dissertações e teses na era da IA. Inscrição gratuita
Para auxiliar pesquisadoras e pesquisadores na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações e teses, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da Ufes (PPGES/Ufes) promoverá, no dia 5 de março, a partir das 13 horas, o curso híbrido Mapeamento da ciência, formação de pesquisadores e produção do conhecimento na era da IA, que abordará formas de utilizar big data para otimizar atividades acadêmicas. As atividades presenciais serão realizadas na Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras.
Clique aqui para se inscrever gratuitamente. O mesmo link poderá ser utilizado para quem optar por participar de forma remota.
O curso integra a pesquisa conduzida pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Vilker Pessin e, além de explorar as tendências do big data, os participantes terão a oportunidade de conhecer o sistema Smart Bibliometrics, uma ferramenta utilizada para apoiar o mapeamento da ciência e auxiliar na seleção de repertório bibliográfico de qualidade para fundamentar pesquisas. “O encontro apresentará também um método ágil e eficiente de produção científica, ideal para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e professores”, explica o doutorando.
Pessin destaca que o fazer científico, na atualidade, exige uma abordagem sofisticada de análise de dados, visto que a descoberta científica ocorre em um ambiente dinâmico e complexo em que o volume de publicações cresce exponencialmente em âmbito global. “Selecionar repertório bibliográfico de qualidade se tornou um desafio. Por isso é fundamental contar com ferramentas que permitam analisar e interpretar grandes volumes de dados com precisão”, analisa.
Os participantes terão acesso gratuito ao sistema desenvolvido, poderão explorá-lo gratuitamente durante um período de teste e, no final, serão convidados a responder questionários sobre a importância da ferramenta para o meio acadêmico e sobre a experiência de uso. Todos os dados coletados serão mantidos em sigilo.
Outras informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos por meio do e-mail vilker.pessin@edu.ufes.br ou do telefone (27) 99865-1194.
Categorias relacionadas PesquisaNova edição da Revista Ciência na Criarte terá relatos produzidos por alunos sobre a importância da botânica na vida do planeta
É importante cuidar da natureza? O que temos a ver com isso? Essas e outras questões foram investigadas pelo Grupo 5 (crianças com idade entre 5 e 6 anos) Matutino do Colégio de Aplicação Criarte da Ufes ao longo do ano letivo de 2025. As respostas estão na próxima edição da Revista Ciência na Criarte - volume 2, prevista para ser lançada na segunda quinzena de março. A publicação faz parte do projeto denominado Pequenos Botânicos: vivenciando momentos na natureza, a partir do qual foram desenvolvidas várias atividades sobre a relação ser humano-natureza, considerando as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
O objetivo principal da iniciativa foi ensinar sobre as plantas e a importância desses seres vivos para o equilíbrio da vida no planeta, despertando nas crianças a curiosidade científica e a consciência de que preservar a natureza é uma responsabilidade coletiva.
Para colocar a proposta em prática, a sala de aula foi transformada em uma grande redação e 14 "mini-repórteres", com o apoio de suas famílias, se encarregaram de apurar como a botânica é necessária para a garantia da vida no planeta, buscando conhecimentos científicos e culturais sobre o tema. Além disso, a edição traz matérias sobre povos originários, polinização, apresenta sugestão de livros infantis e lugares para visitar e possui uma sessão sobre a COP 30 sob a perspectiva crítica.
Saídas pedagógicas
Imagem Atividade em uma das saidas pedagógicasA máxima jornalística de que lugar de repórter é na rua, foi levada ao pé da letra pela equipe, com o olhar cuidadoso das professoras e “editoras”. Ao todo, foram 14 saídas pedagógicas, algumas na Universidade e outras em locais como Parque Botânico Vale, Museu Mello Leitão, Reserva Biológica Estadual Mata Paludosa e Viveiro de Mudas de Jardim Camburi.
“Foram muitos momentos de reflexão e aprendizagem. Por intermédio da Revista Ciência na Criarte deixamos não só algumas indicações que valem muito a pena serem apresentadas e exploradas com crianças e adultos, mas principalmente o alerta de que “tudo é natureza”, como afirma o filósofo da floresta Ailton Krenak”, analisa a professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CAP Criarte Luciana Soares.
A expectativa, agora, é pelo International Standard Serial Number (ISSN), que será possível a partir da terceira edição. “Garantindo a identificação dessa publicação, que se pretende periódica. Nas próximas edições além de publicações do trabalho pedagógico do CAP Criarte, também pretendemos que sejam publicadas iniciativas de outros Colégios de Aplicação do País”, assinala.
O valor do exemplar é 49,90. Para adquirir basta fazer contato pelo e-mail pedagogico.criarte@ufes.br.
Fotos: Equipe CAP Criarte
Nota sobre denúncia contra docente por manifestações preconceituosas em sala de aula
A Administração Central da Ufes informa que tomou conhecimento nesta quinta-feira, 19, de uma denúncia encaminhada à Ouvidoria contra uma professora que, segundo relatado, teria pronunciado afirmações de caráter racista, capacitista e preconceituoso em sala de aula.
A Diretoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e de Correição da Universidade (DPMC/Ufes) afirma que em menos de 24 horas foi emitido e encaminhado ao reitor um parecer de admissibilidade da denúncia. Na sequência foi instaurada uma investigação preliminar sumária, que será conduzida pela DPMC. Caso fique caracterizada a prática de infração disciplinar, será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a docente.
A Administração Central da Ufes destaca que repudia todo e qualquer ato ou manifestação preconceituosa em seus campi, e afirma estar empenhada em desenvolver políticas e ações que reforcem seu compromisso com a prevenção e o combate ao assédio e à discriminação na comunidade universitária.
Como parte dessas ações, desde que foi criada em 2024, a DPMC realizou visitas aos 11 Centros de Ensino da Universidade a fim de promover encontros para tratar de temas como assédio, preconceito e violência.
Em 2025, a Ufes lançou o guia Linguagem de Respeito, material enviado a todos os membros da comunidade universitária e que propõe a conscientização sobre linguagem inclusiva e respeitosa no âmbito da Universidade. No mesmo ano, foi lançada a cartilha Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, iniciativa que integra o Programa e o Plano de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Ufes. Como parte das ações do Programa, a Ouvidoria já iniciou um ciclo de palestras em todos os Centros de Ensino e unidades administrativas da instituição, eventos que têm como objetivo fortalecer a cultura de transparência e respeito aos direitos institucionais.
Por fim, a Administração Central da Ufes declara que todo e qualquer ato de racismo, discriminação e assédio ocorrido dentro de seus campi será apurado, a fim de que sejam adotadas as providências previstas em lei, sempre que necessário.
Categorias relacionadas InstitucionalUfes sedia Conferência Brasileira de Reologia em março. Inscrições abertas para estudantes e pesquisadores
A Ufes será sede, pela primeira vez, da Conferência Brasileira de Reologia, cuja décima primeira edição acontecerá no Teatro Universitário a partir do dia 15 de março. Até o dia 19, estudantes e pesquisadores participarão de palestras e apresentarão trabalhos envolvendo diversas áreas do conhecimento, como física, química e engenharias. As pessoas interessadas devem se inscrever até o dia 1º de março pelo site da Sociedade Brasileira de Reologia (SBR), que realiza o evento.
Entre os destaques da programação estão as palestras dos professores Cássio Oishi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Gareth McKinley, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos; e Seyed Mohammad Taghavii, da Universidade de Laval, no Canadá. Segundo o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Edson Soares, que coordena o evento, a expectativa é receber cerca de 250 participantes, entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Ufes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e de faculdades próximas.
“A reologia é uma ciência que estuda materiais fluidos complexos e sólidos macios, como lama, chocolate, petróleo e sangue. Então, ela envolve diversas especialidades, principalmente as engenharias mecânica, de petróleo e de alimentos, além das áreas de química e física”, explica Soares. “A indústria de cosméticos, por exemplo, utiliza muitas informações da reologia para produção de shampoos e cremes, pois esses materiais precisam ser caracterizados. O mesmo acontece com estudos de desmoronamentos de terra, que têm apoio da reologia”.
Laboratório
A organização do evento é do Laboratório de Reologia da Ufes (LabReo), criado por Soares em 2008. Em 18 anos de funcionamento, o LabReo já formou mais de 50 pesquisadores, entre mestres e doutores, além de desenvolver estudos de iniciação científica e parcerias com a indústria e outras instituições de pesquisa.
A Conferência Brasileira de Reologia tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea/ES), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e das empresas Anton Paar, Laboraltec, Láctea Científica, Netzsch e Reoterm.
Categorias relacionadas PesquisaLaboratório de Crítica em Artes da Cena seleciona pessoas para capacitação em produção de textos críticos sobre espetáculos
Estão abertas até esta sexta-feira, 20, as inscrições para uma convocatória que selecionará 25 pessoas interessadas em participar do Laboratório de Crítica em Artes da Cena (LACRAR.Lab). Por meio dessa iniciativa, que é gratuita, os participantes poderão se capacitar para a produção de textos críticos sobre espetáculos e obras em artes da cena.
O Laboratório tem como público-alvo indivíduos com 18 anos ou mais, que pertençam a grupos e corporeidades dissidentes, sejam LGBTQIAPN+ com foco em identidades femininas (mulheres trans, cis e travestis), e pessoas não binárias, negras e indígenas residentes no Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro. O curso será realizado no período de 2 a 24 de março.
O Laboratório é uma produção da Maytê Hensso Criações Artísticas e conta com apoio institucional do Palácio da Cultura Sônia Cabral, além de parceria da Ufes e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A realização é da Descalços Cia. de Artes e do Fundo de Cultura (FunCultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Ministério da Cultura (Minc).
Programa
O Laboratório de Crítica em Artes da Cena terá formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais, e carga horária total de 48 horas. Serão oito horas de aulas virtuais síncronas, distribuídas em duas horas por dia, no período de 2 a 5 de março, das 18h às 20h. As demais etapas serão presenciais. Uma delas será a participação em 20 horas de aula, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, localizado no Centro de Vitória.
Também haverá, de forma presencial, duas apreciações e escritas críticas. Em ambas os participantes assistirão uma obra no Sônia Cabral e, ao final, será realizado um bate-papo com os artistas. Posteriormente, cada um terá que elaborar uma crítica sobre o que foi observado.
Todas as informações estão disponíveis no edital anexado abaixo.
Edital Lacrar.Lab 2026 Categorias relacionadas CulturaProjeto Café com Astronomia discute exobiologia, constelações e astrobiologia neste sábado, 21. Evento gratuito
O Clube de Astronomia Hubble, da Escola Estadual de Teófilo Paulino, de Domingos Martins, e o Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes (Cosmo/Ufes) realizam neste sábado, 21, uma nova edição do projeto Café com Astronomia. O evento, gratuito e aberto ao público, terá início às 17 horas, na quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Isabel, localizada no distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins.
Nesta edição, o professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas do campus da Ufes em São Mateus Marco Antônio Amaral fará uma palestra sobre o tema Exobiologia: o que sabemos sobre possibilidades de vida fora da Terra?. A exobiologia é um ramo da biologia que estuda a origem, a evolução e a distribuição de vida no Universo. As pesquisas abordam desde o princípio do cosmos até a possibilidade de haver vida inteligente em outros planetas, levando em consideração a origem dessas formas de vida e as condições ambientais para a existência delas.
O Programa inclui também o Clube de Astronomia da Escola Elvira Barros (Serra Pelada, em Afonso Cláudio), que apresentará uma discussão sobre constelações, e o Clube de Astronomia da Escola Gisela Salloker Fayet (Parajú, em Domingos Martins), que tratará da Astrobiologia, uma área recente de pesquisa científica que estuda a vida no Universo em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro.
Se as condições climáticas forem favoráveis, haverá uma sessão de observação do céu com telescópios.
Categorias relacionadas ExtensãoPublicados os editais para seleção de bolsistas PaEPE. Inscrições de projetos podem ser feitas até 19 de março
A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) publicou os editais nº 001/2026 (PaEPE I – Monitoria) e nº 002/2026 (PaEPE II – Apoio Administrativo). As inscrições dos projetos estão abertas até 19 de março. A submissão e a coordenação dos PaEPE ficarão a cargo dos servidores docentes ou técnico-administrativos em educação da Ufes.
A pessoa proponente deverá encaminhar o projeto por meio de documento avulso no sistema de protocolo da Ufes (Lepisma) para a Secretaria Administrativa da Unidade Acadêmica ou Administrativa, ou para a Secretaria Única de Graduação da Unidade Acadêmica.
As inscrições dos estudantes de graduação da Ufes nos projetos selecionados serão realizadas entre 2 e 13 de abril. O valor da bolsa é de R$ 700 e a seleção dos bolsistas será de acordo com os critérios de vulnerabilidade socioeconômica e mérito acadêmico. O início das atividades dos bolsistas está programado para o dia 4 de maio.
PaEPE I e II
Os Projetos de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE I) são aqueles destinados ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos Centros de Ensino da Ufes, sendo vinculados aos Projetos Pedagógicos de Curso, por meio das unidades curriculares. A submissão e coordenação dos PaEPE I é feita por professores da Universidade.
Os Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PaEPE II) são aqueles destinados ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelas Unidades Acadêmicas e Administrativas da Ufes. A coordenação dos PaEPE II ficará a cargo do gestor da Unidade Acadêmica ou Administrativa ou dos servidores docentes ou técnico-administrativos por ele designados.
A distribuição do quantitativo de vagas para os PaEPE para Unidades Acadêmicas e Administrativas é estabelecida pela Resolução nº 35/2017-CUn, que regulamenta o Programa Integrado de Bolsas (PIB) para estudantes de graduação da Ufes. Já a gestão e o controle unificado das bolsas e auxílios constantes do PIB/Ufes é regido pela Portaria Normativa nº 131 da Reitoria, de 27 de novembro de 2023.
Os Editais e as informações completas sobre os PaEPE estão disponíveis no site da Proplan.
Categorias relacionadas EnsinoEstudo aponta aquecimento e aumento de chuvas em Vitória nos últimos 63 anos
Vitória está mais quente e mais chuvosa há seis décadas. É o que revela um estudo desenvolvido na Ufes, que analisou dados diários de temperatura do ar, precipitação e índices de extremos climáticos entre 1961 e 2023, com base em séries históricas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os resultados apontam um processo contínuo de aquecimento e de aumento no volume de chuvas na capital capixaba ao longo desses 63 anos.
O trabalho Mudanças climáticas observadas no município de Vitória (ES) entre 1961 e 2023 foi elaborado pelo geógrafo Vagner Siqueira Filho como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Geografia, sob orientação do professor do Departamento de Geografia (DGeo) Wesley Correa. A pesquisa comparou dois períodos climatológicos (de 1961 a 1990 e de 1991 a 2023) para identificar mudanças no comportamento da temperatura e da chuva, e compreender seus impactos no contexto municipal. Segundo o autor, análises em âmbito global nem sempre capturam as especificidades locais, o que torna os estudos em menor escala fundamentais para o planejamento das cidades.
De acordo com o TCC, a temperatura máxima média anual aumentou cerca de 1°C em 63 anos, enquanto a mínima média subiu aproximadamente 1,3°C no mesmo período. O aumento mais expressivo ocorreu nas temperaturas mínimas, indicando noites progressivamente mais quentes na capital. Já a precipitação total anual apresentou crescimento de cerca de 445 milímetros ao longo de seis décadas, o que confirma a intensificação do regime de chuvas no município.
Desigualdade
Imagem Parte baixa do Morro do RomãoAlém disso, o estudo identificou maior frequência de eventos extremos de precipitação, com chuvas intensas concentradas em curtos períodos, associadas a riscos como alagamentos e deslizamentos em áreas urbanas. De acordo com Siqueira Filho, o problema não é apenas chover mais, mas chover de forma mais concentrada, o que aumenta o potencial de danos, já que os impactos das mudanças climáticas não se distribuem de forma homogênea: “Populações de bairros mais carentes estão mais suscetíveis a sofrer com os eventos extremos intensificados pelas mudanças climáticas. Enquanto isso, quem dispõe de maiores recursos econômicos e reside em bairros elitizados, apesar de também ser atingido, consegue minimizar os impactos e buscar alternativas de adaptação e resistência”.
Ele lembra que a capital desfruta de praias e ventilação natural, o que favorece a dissipação do calor e da umidade, mas alerta que a urbanização acelerada e a verticalização podem intensificar o fenômeno da ilha de calor. “Você sai para trabalhar de manhã com temperaturas altíssimas antes das 7 horas. No outro dia, há uma chuva que dificulta até a saída de casa. Tudo isso compromete a saúde física, emocional e psicológica, e amplia o desconforto. Áreas verdes e corredores de vento são soluções climáticas para enfrentar esse 'forno úmido', ajudando a criar microclimas mais confortáveis”, sinaliza.
Papel social
O professor Wesley Correa destaca que uma das funções do geógrafo é justamente analisar os fenômenos que afetam a sociedade e propor soluções, políticas públicas, planejamento territorial e ações mitigadoras. “Ao investigar como as mudanças climáticas estão impactando o município de Vitória, tanto a Universidade quanto a Geografia cumprem seu papel de estudar o fenômeno e propor medidas para que os gestores possam formular políticas públicas, como melhoria na drenagem, emprego de pavimentos permeáveis e bacias de retenção, aumento no plantio de árvores e jardins de chuva, e a desocupação de áreas de risco”, explica.
O TCC foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Climatologia (GPC/Ufes), coordenado por Correa, e os índices de extremos climáticos foram calculados com a RClimDex, ferramenta reconhecida internacionalmente e vinculada à Equipe de Especialistas em Detecção de Mudanças Climáticas e Índices (ETCCDI, na sigla em inglês), grupo internacional ligado à Organização Meteorológica Mundial.
Agora, o geógrafo pretende seguir com os estudos climatológicos no mestrado e no doutorado. “Talvez avalie as mudanças climáticas no Espírito Santo ou investigue mais de perto os problemas climáticos da capital capixaba em outros recortes, por meio de diferentes bases de dados”, finaliza.
Fotos: GPC/Ufes
Categorias relacionadas PesquisaInscrições abertas para bolsas do programa Pé-de-Meia Licenciaturas 2026
Já estão abertas as inscrições para 12 mil bolsas do Programa Pé-de-Meia Licenciaturas 2026. Podem se inscrever estudantes que tiveram nota média simples igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram aprovados em um curso presencial de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), nessa ordem de prioridade.
Estudantes insteressados podem manifestar interesse em receber a bolsa por meio da plataforma Freire. A partir daí, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) analisa e aprova as inscrições até o dia 20 de cada mês, a começar em março. As instituições de educação superior (IES), então, cadastram os bolsistas no sistema até o dia 25 de cada mês, e a bolsa começa a ser paga até o quinto dia útil do mês subsequente ao do cadastramento.
A iniciativa garante uma bolsa mensal no valor de R$ 1.050. Desse total, R$ 700 podem ser sacados imediatamente, enquanto R$ 350 serão destinados a uma poupança cujo saque está condicionado ao ingresso do ou da bolsista como professor ou professora em uma rede pública de ensino, em até cinco anos após o término da licenciatura. Clique aqui e acesse o edital que regulamenta a participação no programa.
Neste ano, o Sisu está ofertando um total de 73.630 vagas de licenciaturas presenciais. Os cursos que concentram o maior número de vagas de licenciaturas são Ciências Biológicas, Pedagogia, Matemática, História e Geografia.
Formação de professores
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é voltada ao fortalecimento da formação de professores no país. O objetivo é estimular o ingresso e a permanência de estudantes em cursos presenciais de licenciatura.
Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apenas 3% dos e das estudantes de 15 anos afirmam querer ser professores. Além de estimular o ingresso na profissão, a política responde também a desafios estruturais da formação inicial docente – a taxa de evasão acumulada varia de 53% nos cursos de Pedagogia a 73% em licenciaturas em áreas como Física, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Após o lançamento do Pé-de-Meia Licenciaturas, o número de estudantes matriculados em cursos presenciais de licenciaturas com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem cresceu 60% em 2025, em comparação ao ano anterior.
O Pé-de-Meia Licenciaturas integra o programa Mais Professores para o Brasil, construído em reconhecimento ao papel central dos e das docentes no processo de aprendizagem dos e das estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
Imagem: Divulgação MEC
Categorias relacionadas Assistência estudantil