Projetos de Pesquisa

Atualizado em 10/11/2022.

Projeto: Desenvolvimento de pesquisa em fasciolose no Espírito Santo.
Sobre: A fasciolose  é uma enfermidade de alta prevalência no estado, principalmente em animais de produção, além de ser uma zoonose, já sendo comprovados casos em humanos. O objetivo deste projeto é dar subsídios para a manutenção e desenvolvimentos de novas pesquisas na área de fasciolose hepática, realizando ações como levantamento de dados, pesquisas a campo e laboratoriais, buscando novas alternativas no diagnostico e controle dessa enfermidade relevante para o estado do Espírito Santo. O projeto é realizado pela equipe do laboratório de parasitologia do HOVET CCAE UFES, em parceria com outros pesquisadores da Ufes, médicos veterinários de campo, o IDAF, MAPA(ES), EMBRAPA, e as Universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA) e Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
Responsável: Professora Isabella V F Martins, professora titular do DMV-CCAE-UFES.
Contato: laboratoriodeparasitologia [at] gmail.com / @ufesparasitologia.


Projeto: Inovação tecnológica: uso de sensores fotoacústicos de alto desempenho na agronomia e na medicina.
Sobre: O monitoramento seletivo e dinâmico de moléculas sinalizadoras de processos biológicos em concentrações de traço é de grande importância para temas ligados à agronomia e à medicina. Produção sustentável de alimentos, como a ampliação de sua distribuição, e a rapidez no diagnóstico médico são desafios atuais, com perspectivas de crescente demanda, conforme cita a Agenda 2030 da ONU. A aplicação de fertilizantes nitrogenados no solo tem sido uma prática usual para promover o aumento de produção alimentos. Todavia, o desequilíbrio causado ao ciclo do nitrogênio tem contribuído para elevar a emissão do gás de efeito estufa N2O. Reduzir o desperdício produtos agrícolas no país é também uma estratégia de aumentar a disponibilização de alimentos de forma sustentável. Métodos de armazenamento de produtos de origem vegetal em atmosfera controlada e baixas temperaturas aumentam o tempo de vida, evitando perdas. Gases biomarcadores, entendidos como variáveis bioquímicas relacionadas à expressão de doenças, quando monitorados na respiração podem ser usados no diagnóstico rápido e precoce de doenças. Por exemplo, uma concentração acentuada de amônia na respiração pode configurar disfunção renal. E acetona e o metano são relatados como biomarcadores para obesidade, pré-diabetes e diabetes mellitus. Face ao acima exposto, objetiva-se aqui usar a espectroscopia fotoacústica gasosa para: a) estudar a influência de diferentes combinações de solo e fertilizantes nitrogenados na emissão de gases de efeito estufa na agricultura, assim como caracterizar um coletor de amostras gasosas diferente.
Contato: guilherme.r.lima [at] ufes.br.


Projeto:  Desempenho agronômico e econômico do cafeeiro em sistemas arborizados no Estado do Espírito Santo.
Sobre: Este projeto é coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-INCAPER. Estamos colaborando na parte da análise econômica das unidades de pesquisa, sendo 01 já implantada na Fazenda Experimental de Pacotuba, e outras 04 unidades em implantação em propriedades de agricultores familiares, como pesquisa participativa.
Contato: haloysio.siqueira [at] ufes.br.

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000