Alguns produtos químicos, utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão exercidas na UFES, são controlados pela Polícia Federal ou pelo Exército. Para a Polícia Federal o controle tem por objetivo evitar a fabricação de drogas ilícitas, já para o Exército, a finalidade é de impedir a fabricação de bombas ou armas de destruição em massa.
Portanto, é necessário possuir as licenças desses órgãos para exercer essas atividades. Atualmente o campus de Alegre possui a licença da Polícia Federal e está em andamento para obter a licença do Exército.
No campus, a responsável pelos produtos controlados é a técnica de laboratório Mayara Silva Dutra, seu dever é prestar contas das atividades exercidas (consumo e armazenamento) para a Polícia Federal através do sistema SIPROQUIM 2, onde mensalmente, é obrigatório ser feita a prestação de contas com o órgão e, além de disso, manter a licença em vigor anualmente.
Para isso, antes de ser efetuada qualquer compra, é obrigatório que um servidor responsável (professor ou técnico) preencha o formulário (link disponibilizado abaixo). Nele devem ser dadas informações como nome e e-mail do comprador, responsável do laboratório onde o produto químico é destinado, orçamento do fornecedor, entre outros. Após o preenchimento do mesmo, é feita a liberação da compra perante a empresa e o processo de aquisição do produto poderá prosseguir.
Todo esse processo é fundamental e de grande importância para que os dados transmitidos estejam corretos, pois qualquer ocultação de informação, dados incompletos ou compras indevidas acarretam em perda da licença e a possível punição dos envolvidos.
Formulário de Solicitação de Compra de Produto Químico Controlado