-A A +A
CCAE e CCENS

No uso de animais

Quem somos

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (CEUA-ALEGRE) foi constituída pela Portaria 458/2018 e 122/2018 de 27 de agosto de 2018, para receber e analisar os aspectos éticos dos protocolos de ensino e pesquisa desenvolvidos no campus Sul Capixaba da UFES, bem como de outras instituições de ensino/pesquisa com as quais pesquisadores da UFES mantenham convênio científico. A CEUA-ALEGRE baseia-se nos princípios éticos na experimentação animal e os pressupostos estabelecidos nas regulamentações do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório e Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.
 
Como previsto em legislação competente, a CEUA-ALEGRE é composta por médicos veterinários, biólogos, docentes e pesquisadores, bem como representante da sociedade protetora de animais devidamente cadastrada. Os membros da CEUA-ALEGRE atuam de modo independente e não-remunerado. Constatado qualquer procedimento em descumprimento às disposições das Leis, Normas regulamentadoras ou Instruções Normativas na execução de atividade de ensino e pesquisa, a CEUA-ALEGRE tem poder de determinar a paralisação de sua execução até que a irregularidade seja sanada, sem prejuízo da aplicação de outras sanções cabíveis, tais como advertência e/ou multas.
 
As reuniões ordinárias da CEUA-ALEGRE ocorrem uma vez por mês, quando os protocolos submetidos são apreciados e votados os pareceres.
 

Endereço: Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (Térreo Prédio Administrativo) - Alto Universitário, s/nº, Guararema, Alegre-ES, CEP 29.500-000.
Telefone: (28) 3552 8770
E-mail: ceua.alegre [at] ufes.br

Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira, de 13h às 17h.

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000