-A A +A
CCAE e CCENS

Biblioteca - Informações

Horário de funcionamento

Período letivo:

2ª a 6ª feira - 7h às 21h

Período de férias e recesso acadêmico: atendimento com horário reduzido.

Sobre

A Biblioteca Setorial Sul “Christiano Dias Lopes Filho” tem sede própria, com uma área de 1.388m2, localizada no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) na cidade de Alegre-ES, com um quadro de pessoal composto por três bibliotecários e oito assistentes.

O acervo atual é composto por 16.869 títulos de livros com 50.292 exemplares, 1.742 títulos de teses e dissertações (2.447 exemplares), 298 títulos de periódicos (14.085 exemplares), 181 títulos de filmes cinematográficos e gravações (266 exemplares); 125 títulos de recursos eletrônicos (207 exemplares); 01 título de gravação de som (5 exemplares); 715 títulos de exemplares adicionais.

A consulta ao acervo é de livre acesso, com exceção de multimeios e periódicos impressos. As obras do acervo estão disponíveis para consulta e empréstimo, sendo que os livros com etiqueta “Consulta local”, os periódicos e as obras de referência – enciclopédias, dicionários, atlas, entre outros – são de uso exclusivo para pesquisa nas dependências da Biblioteca.

Equipe

Diretora da Divisão de Biblioteca Setorial:
Claudia Regina da Rocha Oliveira
Bibliotecário-documentalista  
 
Felicio Gomes Corteletti
Bibliotecário-documentalista
 
Lizzie de Almeida Chaves
Bibliotecário-documentalista
 
Adriana Cristina Grazziotti
Assistente em Administração
 
Edioni Olimpio Machado
Assistente em Administração
 
Gabriela Senra Amaral
Assistente em Administração
 
Marcus Antonio G. de Souza
Auxiliar em Administração
 
Maria Luiza Leal Domingos Guimarães
Assistente em Administração
 
Paulo Valtair Fernandes
Assistente em Administração
 
Sebastião Marcelo Laurindo
Contínuo
 
Silvani Raymunda Lã Ferrari
Assistente em Administração

Serviços da biblioteca 

Achados e perdidos 

O serviço de Achados e Perdidos é realizado na Sala da Administração da Biblioteca. Todos os itens encontrados na Biblioteca devem ser entregues  neste espaço. Os objetos coletados estarão disponíveis para retirada durante 30 dias, sendo doados ou descartados, após esse período. Os itens serão catalogados e entregues mediante protocolo assinado pelo retirante.

Acervo de consulta local

São materiais disponibilizados apenas para consulta local. São previamente selecionados por docentes da Ufes, baseados em demandas específicas. 

Acessibilidade informacional

Na Biblioteca existe um espaço dentro da sala de Periódicos onde monitores e assistidos utilizam para estudos. O local possui 2 mesas com 8 cadeiras, 2 computadores e os equipamentos para acessibilidade neste ambiente são: 1 scaner de voz ; 1 impressora em Braille e 1 Vpad (videofone). Os horários de utilização da sala podem ser agendados pelos monitores da acessibilidade junto ao bibliotecário responsável pelo setor. A acessibilidade informacional tem por objetivo incluir pessoas com deficiência para que tenham autonomia no uso de tecnologias de informação. 

A Biblioteca Setorial Sul da Ufes, Campus de Alegre, teve seu cadastrado aprovado junto a fundação Dorina Nowill que promove a leitura inclusiva oferecendo, entre outras coisas, livros em Braille e acesso à Dorinateca, que é um acervo eletrônico de livros e revistas falados destinado a deficientes visuais. Podemos fazer três downloads por mês e receber kits com obras físicas duas a três vezes por ano. Tudo gratuitamente. 

Área de estudos

O ambiente de estudo possui 230 assentos, 40 mesas retangulares e redondas, 06 cabines de estudo em grupo e 20 espaços para estudo individual. As cabines de estudo em grupo são ocupadas por ordem de chegada, sendo necessária para a utilização o número mínimo de 3 pessoas. As mesas são de livre acesso (não é necessário ter vínculo com a Ufes para usá-las).

Assessoria editorial

Na Sala da administração, os bibliotecários orientam o usuário sobre:

- normalização de trabalhos acadêmicos, conforme às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

- procedimentos de solicitação de ISBN e ISSN.

ISBN - sigla em inglês - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Aqui na Biblioteca de Alegre, solicitamos junto a Biblioteca Nacional, o número de ISBN para o usuário que deseja publicar um livro, dessa forma o material bibliográfico fica com um número de registro que pode ser identificado pelo mercado livreiro, também protege os direitos de autor.  

ISSN - sigla em inglês - International Standard Serial Number, significa Número de série padrão internacional, usado para publicação de Periódicos e Anais de eventos.

Assistência ao usuário

Os servidores da biblioteca são treinados para orientar o usuário na consulta ao catálogo. Para consultar o catálogo online, entre no site: www.acervo.bc.ufes.br → digitar o título ou autor → selecionar a Unidade de Informação (Setorial Ciências Agrárias) dentro do ícone “opções de consulta” e anotar o número de chamada para a localização na estante.

O usuário tem à sua disposição, dentro das dependências da biblioteca, quatro computadores exclusivos para acessar ao catálogo online do SIB.

Caso o usuário precise de outras informações ou solução de alguma demanda o mesmo é encaminhado adequadamente para a direção da biblioteca para o auxílio necessário.

Atendimento ao público externo

O público externo (comunidade e ex-alunos) tem acesso à biblioteca para estudo e para consulta de material bibliográfico.

Cadastro no SIB

Normas para tornar-se um usuário do Sistema de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes):

Alunos de Graduação - Terão seus dados inclusos na base de dados do SIB/UFES após liberação de arquivo com suas informações pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Após a migração dos dados, o aluno deverá comparecer à Biblioteca com documento de identificação com foto (exceto carteira estudantil);

Servidores Docentes e Técnico-administrativos em Educação ativos e inativos da Ufes - deverão comparecer à biblioteca de sua preferência, munidos de documento que comprove seu vínculo com a UFES, e que contenha sua matrícula no SIAPE. Este cadastro pode ser feito na ocasião do primeiro empréstimo;

Alunos de Pós-Graduação (lato e stricto sensu) - Deverão comparecer à biblioteca de sua preferência, munidos de documento que comprove sua matrícula no curso, sua duração, e que contenha o número de matrícula determinado a ele pelo Programa de Pós-Graduação.

Capacitação 

São treinamentos específicos oferecidos por profissionais bibliotecários com agendamento prévio. São eles:

a) Visita orientada, aborda os seguintes temas: 

   • Apresentação da biblioteca; 

   • Informes sobre serviços e normas internas;

   • Uso do catálogo do SIB/Ufes  - demonstrando os recuros de pesquisa e demais ferramentas do Pergamum (software que gerencia o acervo e os serviços do SIB/Ufes).

Duração: 60 minutos.

b) Introdução à Pesquisa online

O objetivo do treinamento é apresentar uma introdução à forma de construir a estratégia de busca, identificar fontes de informação interessantes e confiáveis na Internet, para ganhar tempo e ter resultados mais efetivos. Explica o vocabulário utilizado nas bases de dados (os conceitos mais recorrentes), estabelecendo a diferença entre as linguagens natural e controlada. Apresenta os passos da pesquisa. Mostra o Portal de Periódicos Capes. Evidencia as fontes de informação disponíveis no Portal, a partir da demonstração da recuperação da informação por meio dos seguintes recursos: busca por assunto, busca por periódico, busca por livro e busca por base de dados. Apresenta a forma de acesso remoto.

Duração: 120 minutos.

Link para inscrição : http://bit.do/inscreveroficina

Comutação bibliográfica (COMUT)

É um serviço de solicitação de fotocópias e/ou empréstimo de documentos em bibliotecas nacionais e/ou estrangeiras.

Antes de solicitar o material ao Comut, verifique se o documento está disponível em nosso acervo ou em alguma base de dados com acesso livre, ou ainda, no Portal de Periódicos da Capes. 

De posse dos dados do documento a ser solicitado, o usuário deve efetuar o pedido preenchendo o formulário disponível na biblioteca. O pedido é formulado na base do Ibict e tem um valor a ser pago pelo solicitante.

Doação de livros

O SIB/UFES aceita doações de livros da comunidade universitária, bem como, do público em geral, mediante triagem do material.

Para doar o material (em boas condições de uso), solicitamos que nos enviem por e-mail uma lista com os dados das obras (autor, título, edição, editora e ano de publicação), de posse desses dados realizaremos uma triagem e havendo relevância para o nosso acervo, entraremos em contato com o doador para que possa ser efetivada a doação.

Já os livros entregues diretamente na Biblioteca, a equipe receberá o material e após a triagem os itens que não são de interesse da instituição serão colocados à disposição dos usuários para serem retirados, como doação.

E-mail para o envio de listagens: biblioteca.alegre [at] ufes.br

E-books (livros eletrônicos) 

Os e-books estão disponíveis na plataforma Ebsco e-books e podem ser acessados integralmente em quaisquer campi da Ufes.

www.bc.ufes.br  clique em E-books .                                                                                                                             

Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é permitido à comunidade universitária, que é composta por graduandos, pós-graduandos e servidores da UFES ativos ou inativos. No ato de empréstimo é obrigatório apresentar um documento oficial com foto.

  • Prazos para empréstimo domiciliar:

Permitido o empréstimo de 5 livros por 21 dias (para os alunos que possuem auxílio são 30 dias). A primeira renovação deve ser feita pelo sistema, desde que o livro não esteja reservado e/ou atrasado (www.bc.ufes.br → Meu Pergamum);

Em caso de atraso na devolução dos livros, será cobrada uma multa diária no valor de R$ 1,00 por exemplar;

Em caso de furto, extravio, dano ou mutilação dos exemplares emprestados, o usuário deverá repor o mesmo título. Caso esteja esgotado na praça, o usuário deverá comprovar a impossibilidade de compra através de 3 declarações de diferentes empresas do mercado livreiro nacional para que a Seção de Seleção e Aquisição indique outro título. 

Empréstimo entre bibliotecas SIB/Ufes

O Usuário cadastrado poderá solicitar livros de outras bibliotecas da UFES. Esse serviço permite o empréstimo de materiais que pertencem às Bibliotecas do SIB/UFES mediante solicitação de envio via malote feita pela Biblioteca solicitante.

Para solicitar um empréstimo o usuário deverá preencher um formulário e entregar para  o bibliotecário.

Observações: 

  • Serviço disponível para a comunidade acadêmica da Ufes;
  • Apenas para materiais com Tipo de empréstimo: “Normal” e que não estejam disponíveis na biblioteca solicitante.

Ficha catalográfica (CIP) 

A ficha catalográfica contém informações que identificam a publicação na sua situação atual, pode ser um livro  ou outro documento no acervo de uma biblioteca. Sua elaboração deve ser feita por profissional bibliotecário.

Para solicitar Ficha Catalográfica das Publicações - acesse o site da biblioteca www.bc.ufes.br, clique em Serviços – Ficha catalográfica. Preencher o Formulário e encaminhar para e-mail cip.ccaufes [at] gmail.com , anexar também o resumo do trabalho.

A ficha será elaborada, por ordem de chegada, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis e encaminhada para o e-mail do solicitante. 

O serviço é gratuito para:

  • Dissertações e teses defendidas na UFES;
  • Publicações lançadas sob a chancela da Universidade. 

Guarda-volumes 

O uso do guarda-volumes é permitido somente durante a permanência do usuário na biblioteca.

Proibida a entrada de mochila, bolsa, case de notebook, sacola, fichário, pasta e similares, também não pode entrar com caneca e/ou copo, bem como de alimentos.  Há o empréstimo de armário para a guarda desses itens. É permitido o uso de garrafas com água devidamente tampadas.

Proibido sair da biblioteca com a chave do armário, sendo cobrado uma taxa de R$ 20,00 a pernoite e, em caso de perda será cobrado uma taxa de R$ 60,00 para confecção de nova chave.

Laboratório de Informática

É disponibilizado, para à comunidade universitária um laboratório de informática com 20 computadores e acesso a internet para pesquisas acadêmicas e portal de periódicos da CAPES.

Nada Consta

O Nada Consta é o documento que comprova a ausência de débitos nas bibliotecas do SIB/Ufes. O usuário pode solicitar o documento junto ao balcão de atendimento das biblitotecas do SIB/UFES.

Periódicos e multimeios

A Seção de Periódicos e multimeios funciona em uma sala com acesso exclusivo  para leitura de revistas, empréstimos de CDs, DVDs e mapas.

Neste setor são oferecidos alguns serviços, tais como:

  • Auxiliar e orientar os usuários sobre como pesquisar em bases de dados nacionais e estrangeiras no Portal de Periódicos da Capes;
  • Auxiliar o usuário quanto à utilização do catálogo online do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES (SIB/UFES) mostrando sobre as possibilidades de pesquisa de periódicos e multimeios;
  • Emprestar Periódicos (revistas) e Multimeios (CDs, DVDs, Mapas) ;
  • Prestar assistência na busca de itens do acervo físico ; 
  • Instruir o usuário quanto ao uso dos computadores na sala de pesquisa;
  • Orientar o usuário quanto à obtenção e preenchimento de formulário de material em formato digital (tese, dissertação, livro e capítulo de livro) a ser inserido no Repositório Institucional da Ufes e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); 
  • Receber as solicitações dos usuários sobre pedidos de comutação bibliográfica - COMUT gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT);
  • Receber solicitações do usuários sobre pedidos Fichas Catalográficas, ISBN e ISSN .
  • Receber doações de material bibliográfico entregues por usuários. 

Portaria 

Antes de sair da Biblioteca é necessário que o usuário apresente o livro no balcão, mesmo que já esteja emprestado. É preciso fazer a conferência e a devida liberação.

Publicações

A Edufes - Editora da Ufes - disponibiliza para você, por meio do Repositório Institucional da Ufes (RiUfes), o acesso gratuito às publicações:

Normalização e Apresentação de Trabalhos Científicos e Acadêmicos 
 
Normalização de Referências NBR 6023:2002 

A versão impressa das obras acima citadas encontram-se disponíveis para aquisição, no valor de R$ 8,00 (cada), exclusivamente, na Livraria da Ufes, que se localiza no Centro de Vivência no campus de Goiabeiras. 

Rede sem fio - Eduroam 

Eduroam (Education roaming) é um serviço de rede sem fio, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que estudantes,  pesquisadores e funcionários das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seu campus e também nas instituições parceiras no Brasil e no exterior.

O acesso é feito utilizando o login único da Ufes. 

Redes Sociais 

Facebook - na fanpage oficial da Biblioteca Campus Alegre, você acompanha as notícias, as informações, fica por dentro dos eventos e interage com outros usuários. https://www.facebook.com/bibliotecaufesalegre

Renovação de empréstimo

A renovação do prazo de empréstimo é permitida, podendo o material ser renovado por igual período, a contar da data da renovação, desde que a obra emprestada não esteja em atraso, que o usuário não tenha débitos com o SIB/Ufes e que inexistam pedidos de reserva para o exemplar.

Fique atento!

- A obra pode ser renovada 1 (uma) vez, por igual período, a contar da data da renovação;

- As obras em atraso não podem ser renovadas pela Internet. Caso você se encontre nessa situação, compareça a biblioteca com os materiais em mãos para a devolução e pagamento da multa (se houver), uma vez que o Sistema não renova o empréstimo de obras em atraso;

- Se o material possuir reserva para outro usuário, você não conseguirá renovar;

- Usuários com pendências no cadastro (multas, obras em atraso, não ressarcimento de chaves do guarda volumes) não conseguiram renovar a obra pela Internet;

- A renovação poderá ser feita nos terminais de consulta existentes em todas as Bibliotecas do SIB/Ufes e pela Internet;

- É aconselhável que se renove a obra sempre 1 (um) dia antes de seu vencimento, para evitar transtornos.

Reserva de materiais

Na ausência de exemplar disponível, é possível fazer a reserva do mesmo através do site “acervo.bc.ufes.br” e ao chegar um exemplar na biblioteca, um aviso será enviado ao e-mail do usuário, tendo um prazo de 24 horas para retirada do livro.

Sistema de Segurança 

A Biblioteca possui sistema de segurança antifurto e  câmeras de vigilância. 

Sugestão de leitura e novas aquisições

É um espaço de exposição de livros sobre literatura de ficção, clássicos, autoajuda , best-seller, com intenção de incentivar a leitura (técnica ou não).

Fale conosco

Alto Universitário, s/nº

CEP: 29500-000 - Alegre - ES.

Tel: +55 (28) 3552- 8949 / 8909

E-mail: biblioteca.alegre [at] ufes.br

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000