Você sabe o que é um Colegiado de Curso?

O Colegiado é a instância básica dos cursos de graduação, responsável pela estruturação administrativa, incluindo a execução das políticas voltadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão, decididas pelo NDE com vistas a sua efetiva integração no âmbito comunitário e do desempenho de cada um deles, no cumprimento de suas obrigações, tendo como finalidade assessorar a implementação do projeto pedagógico do curso e discutir temas ligados ao curso, planejar e avaliar as atividades acadêmicas do curso.

Conforme o Art. 55. do Regimento Geral da Ufes, cada Colegiado de Curso tem a função de coordenar o processo ensino-aprendizagem promovendo a integração docente-discente, interdisciplinar, interdepartamental, com vistas à formação profissional adequada. As atribuições, responsabilidades e normas de funcionamento dos Colegiados de Curso são aprovadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE), regulamentadas pela Resolução nº 11/1987 do CEPE.

O Colegiado do curso é formado por representantes docentes e discentes. A representação docente é realizada conforme indicação dos docentes lotados nos Departamentos que oferecem disciplinas ao curso. A representação discente é indicada por meio de eleição pelo Centros Acadêmicos conforme Regimento Geral da Ufes (Capítulo III Art. 215 a 219), sendo o mandato desses representantes de 1 (um) ano, permitida a recondução. Cada Colegiado de Curso tem um Coordenador e um Subcoordenador (ambos eleitos entre os seus pares), responsáveis por presidir as reuniões e organizar as atividades acadêmico-administrativas do curso.

Os Colegiados de Cursos de Graduação se reúnem, ordinariamente, pelo menos uma vez por mês e, extraordinariamente, quantas vezes necessário, conforme a Resolução nº 11/1987 do CEPE. As reuniões são secretariadas por um servidor técnico-administrativo que lavra as atas das reuniões do Colegiado e depois faz os encaminhamentos dos assuntos no sistema de protocolo da Universidade. As atas estão impressas, assinadas e disponíveis para consulta na Secretaria Única de Graduação.

No campus de Alegre, temos 17 Colegiados de Curso, sendo 10 no Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)  e 7 no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE). O contato dos coordenadores está disponível nos links https://graduacao.alegre.ufes.br/coordenadores-ccae e https://graduacao.alegre.ufes.br/coordenadores-ccens

Algumas atribuições do Colegiado de Curso de Graduação:

- Elaborar e manter atualizado o currículo do curso.

- Coordenar o processo ensino-aprendizagem promovendo a integração docente-discente, interdisciplinar e interdepartamental, com vistas à formação profissional adequada.

- Promover a integração do ciclo básico com o ciclo profissionalizante, em função dos objetivos do curso.

- Apreciar e aprovar as ementas das disciplinas constantes do currículo pleno do curso e encaminhá-las aos respectivos departamentos, para fins de elaboração de programas.

- Avaliar o curso em termos do processo ensino-aprendizagem e dos resultados obtidos, propondo aos órgãos competentes as alterações que se fizerem necessárias.

- Encaminhar aos departamentos relacionados com o curso, a solicitação das disciplinas necessárias para o semestre seguinte, especificando inclusive o número de vagas, antes que seja feita a oferta de disciplinas.

- Solicitar aos departamentos os programas aprovados das disciplinas oferecidas para o curso e, no final de cada período letivo, relatório especificando a matéria efetivamente lecionada, as avaliações e resultados de cada disciplina.

- Propor aos departamentos alterações nos programas das disciplinas.

- Divulgar, antes do período de matrícula, a relação de turmas com os respectivos professores; o número de vagas de cada turma; e o horário das aulas e localização das salas.

- Decidir sobre transferências, matrículas em novo curso com isenção de vestibular, complementação de estudos, reopção de curso, reingresso, autorização para matrícula em disciplinas extracurriculares, obedecendo às normas em vigor.

- Manter em arquivo todas as informações de interesse do curso, inclusive as atas de suas reuniões.

- Apreciar o relatório semestral do coordenador sobre as atividades desenvolvidas.

- Determinar o número necessário de professores para orientação de matrícula e solicitar aos diretores de centro a sua designação.

- Apresentar sugestões para soluções de possíveis problemas existentes entre docentes e discentes envolvidos com o curso, encaminhando-as ao Departamento em que o docente esteja lotado, para as providências cabíveis.

Todas as atribuições dos Colegiados de Curso de Graduação podem ser consultadas por meio do link: https://graduacao.alegre.ufes.br/regulamentacao ou graduacao.alegre.ufes.br, menu Colegiados.

Se você ainda tem dúvida sobre quando procurar o Colegiado de Curso e quando procurar o Departamento, leia também a matéria “Conheça os departamentos vinculados ao CCAE e CCENS, no Campus Alegre