Você conhece a Clínica Escola de Nutrição?

A Clínica Escola de Nutrição (CEN) do CCENS/UFES é um local destinado ao treinamento de alunos para atendimento nutricional individual. A CEN atende distintas faixas etárias e situações clínicas.

As atividades executadas na CEN estão interligadas às disciplinas obrigatórias de Dietética; Patologia da Nutrição e Dietoterapia I, II e III; Nutrição Clínica Ambulatorial; Nutrição Materna; Nutrição da Criança e do Adolescente; Nutrição em Geriatria; bem como a disciplinas optativas da área de Nutrição Clínica, todas do Departamento de Farmácia e Nutrição do CCENS.

Dentre os objetivos da CEN estão: Relacionar a teoria com a prática; Oferecer aos alunos a oportunidade de atuar em atividades que propiciam o aperfeiçoamento e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso; Proporcionar o aprendizado por meio da execução de projetos de pesquisa e extensão; Proporcionar a formação do profissional cidadão, capaz de interagir com a sociedade por meio da correta aplicação dos conhecimentos de nutrição, sob a perspectiva crítica da realidade; Praticar a segurança e promover a independência no aluno; Proporcionar a integração da Universidade com a comunidade local; e Proporcionar a alunos, professores e orientadores a oportunidade de participar de ações de promoção da saúde de indivíduos ou grupos.

Além disso, são conduzidos por meio da CEN projetos de pesquisa e extensão que visam promover conhecimento aos alunos, contato com a comunidade e atenção básica à saúde. Alguns projetos de extensão desenvolvidos:

- Atendimento Nutricional aos funcionários e alunos da UFES/ Alegre (Profa. Mirelle Lomar Viana – coordenadora)

- Atenção nutricional ao indivíduo com diagnóstico prévio de doença cardiovascular  (Profa. Fabiane Matos dos Santos – coordenadora)

- Atendimento nutricional de indivíduos com diagnóstico de obesidade do município de Alegre-ES (Prof. André Gustavo Vasconcelos Costa – coordenador)

- Atenção Nutricional ao grupo materno-infantil  (Profa. Fabiana de Cássia Carvalho Oliveira – coordenadora)

- Projeto de Atenção à Saúde do Idoso - PROASI  (Profa. Fabiana de Cássia Carvalho Oliveira – coordenadora)

A CEN é coordenada pela Profª. Fabiana de Cássia Carvalho Oliveira e pelo Prof. Wagner Miranda Barbosa.

No nosso canal no Youtube você pode assistir um vídeo legal sobre a CEN. Confira lá: https://youtu.be/ZqAqIstQEzU

Mais informações: 28 3552 8710 / @clinicaescoladenutricaoufes