Ufes irá sediar o primeiro CECANE do Espírito Santo

A Ufes irá sediar o primeiro  Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do Estado.

Os CECANEs, instituídos em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), possuem a missão de desenvolver ações de interesse e necessidade no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A colaboração visa prestar apoio técnico, acadêmico e operacional na implementação da alimentação saudável nas escolas, bem como desenvolver outras ações pertinentes à boa execução do PNAE, de modo a contribuir para a efetivação e consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) no ambiente escolar.

Ainda que os CECANEs tenham sido regulamentados no Brasil em 2013, e já estejam presentes em mais de 41  Ifes, o estado do Espírito Santo não havia sido contemplado.

A materialização da proposta do CECANE/Ufes é uma parceria dos cursos de Nutrição  da Ufes (CCENS e CCS) com a sociedade civil organizada e iniciou-se por meio da habilitação desta universidade, a partir da qual procurou-se construir uma proposta de trabalho que foi aprovada pelo FNDE.

Boa sorte à equipe envolvida!

Tags: