Ufes inaugura prédio para o desenvolvimento de pesquisas na área de bioenergia

Publicado em 16/05/2023.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, e o vice-reitor, Roney Pignaton, inauguraram na tarde desta segunda-feira, 15, o prédio do Núcleo de Estudos em Bioenergia do Espírito Santo (Nebes), no campus de Alegre. A inauguração faz parte das comemorações dos 69 anos da Ufes, celebrado em 5 de maio.

Referência na pesquisa de fontes de energia renováveis, o Núcleo está vinculado ao Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) e já vinha desenvolvendo estudos coordenados por professores de diversas áreas, como química, agronomia e ciências biológicas, com foco maior nos cursos de pós-graduação. A inauguração do novo prédio, que possui sete laboratórios, além de uma central de análise, permitirá ampliar sua utilização também para os estudantes dos cursos de graduação ofertados no campus.

“São laboratórios interdisciplinares para a realização de pesquisas nas áreas de bioenergia”, afirma um dos coordenadores do Nebes, o professor do Departamento de Química e Física, Vagner Tebaldi.

Além do reitor e do vice-reitor da Ufes, participaram da inauguração a diretora do CCENS, Tais Soares; a diretora do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), também localizado no campus de Alegre, Louisiane Nunes; o vice-diretor do CCAE, Giovanni Garcia; o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi; o diretor de Infraestrutura da Setorial Sul, Erivelton Souza; o chefe do gabinete da reitoria, Aureo Banhos; e o diretor geral do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Alegre, Romulo de Moraes; além de outros gestores, docentes e técnicos-administrativos.

Na foto principal, Roney Pignaton, Louisiane Nunes, Paulo Vargas, Tais Soares e Erivelton Souza.

Cerimônia

Após a inauguração, a comunidade acadêmica de Alegre participou de uma cerimônia solene em homenagem ao aniversário da Ufes (foto ao lado), realizada na Quadra Poliesportiva do campus.

A solenidade contou com a apresentação da banda Tambores de Iúna, seguida de um momento de confraternização entre os participantes, que celebraram com um bolo os 69 anos da Universidade.

Texto: Thereza Marinho
Fotos: Marianne Alves Henzza Rocha - campus de Alegre