UFES abre inscrições para Bolsas de Estudo em Línguas no Semestre 2024/1: Oportunidades e Prioridades para Estudantes dos Campis do Interior

Publicado em 04/12/2023.

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil, anuncia a abertura de inscrições para bolsas de estudo no Núcleo de Línguas no semestre 2024/1. Destinado a estudantes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da UFES (PROAES-UFES), o edital oferece oportunidades tanto para iniciantes quanto para não iniciantes em diversos idiomas.

Prioridade Online para Campi do Interior:
Uma informação crucial a ser destacada é a prioridade concedida aos estudantes dos campi do interior para a opção por vagas na modalidade online. Isso representa uma iniciativa da UFES para garantir acesso equitativo às oportunidades educacionais, considerando a diversidade geográfica dos estudantes.

Detalhes do Processo Seletivo:
O edital contempla vagas para níveis iniciantes (1) e não iniciantes (a partir do nível 2) em idiomas como Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão. Além disso, estudantes já matriculados como pagantes no Núcleo de Línguas têm a chance de pleitear bolsas a partir do nível 2, mediante teste de nivelamento.

Inscrição e Seleção:
As inscrições, realizadas exclusivamente online, estarão abertas de 01/12/2023 até 08/12/2023. A seleção será feita por sorteio, considerando preferências por idioma e modalidade (presencial ou online). O sorteio, público e digital, acontecerá em 13 de dezembro de 2023 às 10h.

Resultados e Matrícula:
A lista de selecionados será divulgada no site da Propaes em 14 de dezembro de 2023. É importante ressaltar que estudantes contemplados devem manifestar interesse ou desistência em até 01 dia após a divulgação. Em caso de desistência, a vaga será repassada ao suplente subsequente.

Procedimentos Após a Seleção:
O estudante selecionado deve manter sua regularidade no Programa de Assistência Estudantil da UFES para permanecer como bolsista. Desligamentos no Núcleo de Línguas resultam na inabilidade de concorrer a bolsas por um semestre.

Este edital representa uma oportunidade significativa para estudantes interessados em aprimorar suas habilidades linguísticas. A priorização dos campi do interior para a modalidade online demonstra o compromisso da UFES em promover a inclusão de forma abrangente. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e requisitos estabelecidos, e todas as informações podem ser encontradas no edital oficial.