Seminário "Caracterização das propriedades térmicas de filmes finos por Radiometria Fototérmica"
O seminário será realizado no dia 05/05/2016 (5a-feira), 16h30-17h20, com o Prof. Dr. Flávio Mota do Couto (Dep. de Química e Física - UFES/Alegre), no auditório no Prédio Central da UFES-Alegre. Esse seminário faz parte do projeto de extensão "Seminários Abertos", coordenado pelo Prof. Roberto Colistete Junior.
A Radiometria Fototérmica é uma técnica, que se baseia na incidência de radiação (modulada, ou pulsada) sobre a superfície de um material sólido, e tem como resposta ondas eletromagnéticas (ondas térmicas) na faixa espectral do infravermelho. Essa técnica permite determinar algumas propriedades térmicas, como por exemplo, a condutividade, a difusividade e a efusividade térmica de materiais sólidos, a fim de atender, entre outras, às necessidades vigentes dos setores industriais na produção de materiais designados a uma gama de aplicações tecnológicas. No entanto, existem algumas restrições relacionadas com as propriedades óticas e físicas intrínsecas a essa gama de materiais, por exemplo, espessuras da ordem de nanômetros. Contudo, os modelos teóricos mais comuns apresentam algumas
dificuldades, quando aplicados a amostras semitransparentes.
A radiometria é frequentemente usada para determinar as propriedades térmicas de filmes finos. Os materiais organizados estruturalmente sob a forma de filmes surgiram no cenário internacional como uma efetiva proposta consolidada, graças às propriedades multifuncionais que apresentam e ao baixo custo de produção associado. As áreas de aplicação desses materiais são amplas, destacando-se à produção de dispositivos eletrônicos e óticos. Além disso, pode-se destacar a produção de materiais fotossensíveis para aplicações óticas; potenciais aplicações em vários campos da eletroquímica, fotoquímica e em catálise; na degradação fotocatalítica de poluentes; relevante componente em uma série de dispositivos opto-eletrônicos, eletrocrômicos e eletroluminescentes, assim como em sensores diversos; produção de dispositivos semicondutores; dispositivos fotovoltaicos, eletro-óticos, micromecânica, sensores; aplicações Eletroquímicas em eletrodos e bio-eletrodos.