Retorno do RU do campus de Alegre é previsto para dia 9 de maio

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos restaurantes universitários, o que ocorrerá tão logo a contratação das empresas fornecedoras de serviços terceirizados esteja concluída e as equipes aptas a iniciarem os trabalhos.

Confira as previsões para início do fornecimento de refeições por meio de produção própria, com atendimento no sistema prato e bandeja (self-service), e o estágio dos preparativos em cada restaurante:

Restaurante do campus de Alegre: 9 de maio.

Fornecedores de matéria-prima e de serviços terceirizados já contratados e em fase de recrutamento e treinamento de equipe, seguida de preparação dos espaços e equipamentos. Até o início da produção própria nos RUs, os estudantes cadastrados na Assistência Estudantil permanecerão recebendo auxílio alimentação, pago antecipadamente.

Restaurante dos campi de Maruípe, Goiabeiras e São Mateus: 23 de maio

Fornecedores de matéria-prima e de serviços terceirizados já foram contratados. Esta semana começam a ser recrutadas as equipes. Em seguida, serão realizados os treinamentos e a higienização dos espaços, equipamentos e utensílios. Até o início da produção própria nos RUs de Goiabeiras e Maruípe, as marmitas continuarão sendo distribuídas mediante agendamento. Os estudantes de São Mateus cadastrados na Assistência Estudantil passam a receber auxílio alimentação entre os dias 4 e 20 de maio.

Por que há demora da formalização dos contratos?

Dificuldades na contratação de empresas fornecedoras de serviços terceirizados e de matéria-prima têm sido causadas pelo não aparecimento de empresas interessadas (licitações desertas) em decorrência de problemas gerados pelo aumento da inflação ou pelo fato de as empresas não atenderem aos requisitos mínimos previstos nos editais. Dessa forma, todo o processo precisava ser reiniciado, observando-se os prazos legais a serem cumpridos pela Universidade.

Solução temporária:

Diante da situação encontrada e ciente de que os serviços de alimentação são essenciais para o bom desempenho dos estudantes, nesses primeiros dias de funcionamento presencial da Ufes, três restaurantes universitários (dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus) passaram a ser supridos pelo fornecimento de marmitas, por meio do prolongamento do serviço vigente no período letivo anterior e aumento do atendimento até o limite permitido nas Atas de Registro de Preços. No campus de Alegre, adotou-se o fornecimento do auxílio alimentação para estudantes cadastrados na Assistência Estudantil.

Compromisso da Ufes com seus estudantes

A Ufes tem demonstrado por inúmeras ações o seu compromisso com a promoção de um ambiente universitário de qualidade e condições para que seus estudantes tenham o apoio necessário para o seu desenvolvimento acadêmico. Também tem atuado sempre em diálogo com representantes estudantis.

A situação que vivemos, de retomada presencial após dois anos de atividades remotas, é inusitada para todos nós e está sendo agravada pelo atual contexto de inflação, que tem causado impacto nos processos de compras de produtos ou serviços. Essa situação tem sido observada também em outras universidades brasileiras. A Ufes reafirma seu compromisso de promover as melhores condições de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior. Outras informações serão divulgadas tão logo estiverem disponíveis.

 

Matéria original de ufes.br

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