Reitoria convocará Conselho Superior para se posicionar sobre proposta de universidade no sul

Diante das informações que têm circulado na mídia sobre a criação de uma universidade no sul do Espírito Santo, a partir do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), localizados nos municípios de Alegre e Jerônimo Monteiro, a Administração Central da Ufes informa que convocará reunião do Conselho Universitário para discutir e adotar posição sobre a questão.

Em nome da verdade, considerando a afirmativa publicada por veículo de comunicação de que a Administração Central da Ufes teria emitido parecer em apoio a essa proposta, cumpre esclarecer que tal fato não procede. Até o presente momento, a Ufes não recebeu nenhum comunicado formal do Ministério da Educação, desconhecendo, portanto, o projeto de criação dessa universidade, a partir do desmembramento dos dois Centros que compõem a Universidade Federal do Espírito Santo, seu detalhamento quanto à viabilidade técnica, pedagógica e financeira, bem como os impactos e eventuais prejuízos que tal projeto pode causar.

A Administração Central afirma que vê com preocupação a proposta de fragmentação da Ufes para criação de uma universidade e estranha a forma como está sendo conduzido esse processo, sem diálogo com as instâncias administrativas da Universidade Federal do Espírito Santo e tampouco a explicitação de seu planejamento.

Texto original em ufes.br