Racionamento de energia elétrica e água no CCA

À Comunidade Universitária do CCA/UFES,

Informamos que foi detectado um problema na Cabine de Medição da Rede Elétrica do CCA/UFES o qual, segundo informações da área técnica da Prefeitura Universitária, tem sido provocado pela demanda muito maior de energia elétrica do que a cota fornecida, contratualmente, pela EDP-Escelsa.

Parte desse excesso é resultado do funcionamento de praticamente todos os aparelhos de ar condicionado existentes no Campus que, em virtude das altas temperaturas desta época do ano, são ligados ao mesmo tempo, o que tem provocado, ainda, seguidas interrupções no fornecimento de energia, as quais, infelizmente, podem ocorrer frequentemente, a qualquer momento, até a solução do problema, que consiste na solicitação de aumento de carga elétrica junto à EDP-Escelsa, a fim de regularizar o fornecimento de energia elétrica compatível com consumo atual.

No entanto, qualquer aumento de demanda está condicionada à substituição de relé de proteção, substituição do ramal de ligação convencional por ramal de ligação de entradas isoladas e demais adequações para proteção da Cabine de Medição, no ponto de entrega.

Sendo assim, comunicamos que a Subprefeitura do CCA/UFES já relatou o problema à Prefeitura Universitária, a qual está tomando as medidas necessárias para a contratação dos serviços de adequação da Cabine de Medição e restabelecimento da normalidade do fornecimento. Para isso, está desenvolvendo projeto elétrico, de acordo com as normas técnicas, que deverá ser submetido à análise da EDP-Escelsa para aprovação.

A equipe técnica da Prefeitura Universitária esteve em visita ao CCA/UFES no dia 05/11/2015, para averiguação do problema in loco, e se comprometeu a trabalhar no projeto, porém não nos deu prazo para sua conclusão e/ou contratação de empresa para execução dos serviços.

Quanto ao uso dos aparelhos de ar condicionado, visando atender toda comunidade universitária, sugerimos um revezamento da Biblioteca Setorial com os demais usuários do Centro, ou seja, solicitamos o esforço comum para que, principalmente, na parte da manhã, seja evitado o uso dos equipamentos, a fim de que aquele setor utilize os seus e, à tarde, os desligue para o funcionamento dos demais.

Por fim, solicitamos o uso racional de energia elétrica e de água, cujos fornecimentos estão precários.

Josevane Carvalho Castro
Diretor Pro-tempore