Projetos do Campus avançam para a última etapa do Edital de Emendas 2021-2022 do Deputado Federal Felipe Rigoni

Três projetos do Campus da Ufes em Alegre submetidos ao III Edital de Emendas 2021-2022 do Deputado Federal Felipe Rigoni foram aprovados nas etapas internas e foram colocados à apreciação popular.

Para essa última etapa, é muito importante a colaboração de todos, porque os projetos aprovados serão selecionados a partir da votação popular.

Essa votação acontecerá entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro por meio do aplicativo "TemMeuVoto", que pode ser baixado no Google Play ou App Store (conforme tutorial no final desta matéria). Pedimos o apoio e mobilização de todos para avançarmos nessa última fase do edital.

Conheça um pouco sobre cada projeto a seguir:

Projeto “Polo Ambiental de Sustentabilidade – Ufes/Campus de Alegre”

Submetido pela equipe da Diretoria de Infraestrutura - Setorial Sul (DIS), o projeto, em síntese, objetiva a criação/instalação de um Polo Ambiental de Sustentabilidade na Ufes/Campus de Alegre, onde será possível trabalhar em duas frentes:
1) A produção, a partir do material das podas realizadas no Campus, de composto orgânico, que será utilizado nas diversas culturas cultivadas na Área Experimental e na Jardinagem; e
2) O reaproveitamento das águas das chuvas para, além de diminuir os impactos dos períodos de estiagem, promover a criação de peixes e a produção de hortaliças por meio do sistema de aquaponia.
Essa propostatem interface direta com o ensino, a pesquisa e a extensão, pois o trabalho apresenta inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), Dissertações e Teses (como ocorreu no protótipo montado pela equipe). Tambémprevê ações de capacitação para pequenos produtores e alunos de escolas públicas, melhorando a alimentação e propiciando a possibilidade de incremento da renda familiar.

Projeto “Acelera EJ’s - Ufes/Campus de Alegre - versão 1.0”

Submetido pela equipe da Diretoria de Suporte à Gestão - Setorial Sul (DSGS), o projeto tem por objetivo equipar as Empresas Juniores (EJs) da Ufes/Campus de Alegre, para que estas possam:
- Fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação;
- Aproximar o mercado de trabalho da universidade; e
- Prestar serviços de qualidade com preços acessíveis no sul do Espírito Santo.
As EJs visam cumprir um papel socioeconômico importante na região sul capixaba, mediante a realização de ações de capacitação e prestação de serviços que podem impactar de forma significativa na comunidade local e regional.
Para tanto, espera-se contribuir com os primeiros passos das EJs sediadas em nosso Campus, promovendo o fortalecimento da educação empreendedora voltada para a transferência de tecnologia e a retenção de profissionais qualificados no município.
Além disso, este projeto visa estimular a criação de novas empresas, em especial na microrregião do Caparaó.

Projeto “Implantação de uma central analítica especializada na secagem e torrefação do café e nos impactos das emissões gasosas e qualidade de vida dos agricultores capixabas”

Submetido pelo Professor Ananias Francisco Dias Júnior (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira/Ufes), este projeto irá possibilitar a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a uma das práticas mais importantes no Estado do Espírito Santo: produção, secagem e torrefação do café, avaliando os seus impactos sobre o meio ambiente e sobre a qualidade de vida dos agricultores.
A Ufes é uma das instituições mais especializadas nessa área de atuação. O resultado é o impacto na tomada de decisão na melhoria da qualidade de vida e infraestrutura rural e contribuições significativas para auxiliar na fixação do homem/mulher no campo. Afinal, quem não gosta de um cafezinho?

Baixe o tutorial de instruções para votação e dê seu apoio! Você pode votar em mais de um projeto!

Desde já agradecemos sua colaboração!