O PROUFES surgiu da iniciativa do DAA/PROGRAD em proporcionar aos estudantes da terceira série do ensino médio e aos profissionais da educação pública informação qualificada sobre os cursos oferecidos na instituição e o sistema de reserva de vagas nos processos seletivos da Universidade. As atividades do PROUFES consistem, primeiramente, em seminários nas escolas públicas de ensino médio para informar aos estudantes sobre o Sistema de Reserva de Vagas, Oferta de Cursos, Quantidade de vagas, Cursos oferecidos pela UFES nos quatro campi, e os Programas de Assistência ao Estudante. Também está prevista realização de webconferências transmitidas às escolas da rede pública estadual.
Breve histórico sobre o sistema de reserva de vagas na UFES
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE – criou em 2006 uma comissão especial para construir proposta de Resolução de inclusão social que atendesse à realidade da Universidade e do Estado do Espírito Santo. Durante dois meses e após várias reuniões, duas audiências públicas e pesquisa de instituições que já adotavam ações afirmativas, no dia 9 de agosto de 2007, o CEPE aprovou a Resolução que criou o sistema de inclusão social nos processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação da Instituição.
A Resolução estabeleceu reserva de 40% do total de vagas de cada curso de graduação aos candidatos que tinham cursado pelo menos quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, com renda familiar até sete salários mínimos e que não possuíam nenhum curso superior completo. Os percentuais poderiam ser aumentados para 45% e 50% naqueles cursos em que a oferta de vagas fosse ampliada. Como se pode ver, a UFES possui reserva de vagas sociais desde 2007, cinco anos antes da lei exigir.
Como é o sistema de cotas atual?
Em 2012 o governo federal sancionou a lei nº 12.711 instituindo reserva de vagas de 50% em todos os cursos de graduação das Instituições Federais de Ensino aos egressos da rede pública de ensino. De acordo com a lei, nos editais devem estar previstos metade das vagas referidas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública e com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio per capita, e a outra metade aos candidatos com renda acima desse valor. Também devem prever dentro dessas porcentagens quantas vagas são destinadas aos pretos, pardos e indígenas – PPI. Após a regulamentação da lei pelo
Decreto 7.824/2012(link is external) e pela
Portaria Normativa nº 18/2012-MEC(link is external), o CEPE instituiu a
Resolução nº 35(link is external) em outubro de 2012, que aprova o Novo Sistema de Reserva de Vagas na UFES.
VEST-UFES 2016
No dia 22 de agosto a UFES publicará o Edital do Processo Seletivo para 2016 (PS UFES 2016) no site da Comissão Coordenadora do Vestibular (
www.ccv.ufes.br(link is external)). A cada ano há variação do número de vagas ofertadas devido à quantidade de cursos ativos na Universidade. No PS UFES 2015, foram oferecidas 4.178 vagas em 77 cursos, destas 2.039 (50%) foram reservadas aos candidatos que cursaram o ensino médio integralmente e exclusivamente em escolas públicas.