Pesquisa estuda o aumento de IST entre jovens de 15 a 29 anos

O crescimento acelerado de infecções transmitidas por meio da relação sexual tem desafiado os sistemas de saúde de todo o mundo, pois representam um grave problema de saúde pública. No Brasil, tem-se observado um aumento considerável de casos entre jovens com idade entre 15 e 29 anos na última década.

Tendo em vista que os estudantes universitários estão nesta faixa etária, a servidora Ângela Maria de Souza Pimentel desenvolveu uma pesquisa, como parte dos pré-requisitos exigidos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a fim de verificar os conhecimentos, atitudes e práticas dos graduandos da unidade da Ufes em Alegre em relação às infecções sexualmente transmissíveis.

Para subsidiar a elaboração de um projeto de intervenção visando a prevenção dessas infecções, a ser implementado na Ufes, a pesquisadora, juntamente com sua orientadora, professora Ariadne Marra de Souza (Departamento de Geologia – CCENS/Ufes), aplicaram um questionário online com os estudantes de graduação da Ufes em Alegre.

Os resultados mostraram que, embora o público analisado demonstre conhecimento acerca das formas de transmissão e prevenção das infecções transmitidas por via sexual, isso não se traduz em práticas de proteção e autocuidado, já que apresentam comportamento de risco como uso de substâncias psicoativas e falta de prevenção quanto ao uso de preservativos que, somados à baixa percepção de risco, os tornam vulneráveis a essas infecções.

A partir desses resultados, a pesquisadora elaborou um projeto de intervenção voltado para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis na Ufes em Alegre, denominado “Fique Sabendo!”, que será entregue aos gestores da Universidade.

A defesa de mestrado da servidora Ângela ocorreu em 02 de dezembro de 2020. Além da orientadora, a banca examinadora foi composta pelas professoras Fabricia Benda de Oliveira (membro interno - PPGGP/Ufes) e Ana Raquel Santos Medeiros Garcia (membro externo - Ifes/Vila Velha).

Confira mais sobre essa pesquisa no nosso canal no Youtube: https://youtu.be/wJCdEi5Cf3w