A pesquisa e a extensão são dois pilares essenciais nas Universidades

O mundo universitário não se resume a sala de aula. A pesquisa e a extensão são dois pilares das Universidades.

A pesquisa, embora ainda seja pouco valorizada, é de extrema importância para o desenvolvimento da humanidade nos mais diversos aspectos. É por meio dela que novos testes para cura de doenças, novos medicamentos, novas técnicas de produção, produções mais eficientes, entre outros, estarão disponíveis para a sociedade.

Na Universidade, a pesquisa auxilia também na formação complementar do estudante de graduação, através dos programas de Iniciação Cientifica. A inserção do estudante, ainda precoce, na pesquisa, o auxilia na busca de conhecimentos e como saber utilizá-los, desenvolvendo uma visão crítica, além do aprofundamento de um tema de interesse, domínio metodológico e a ampliação do networking, preparando-os (as) melhor para o mercado de trabalho ou para o ingresso na pós-graduação. Já o mestrado e doutorado é uma ótima alternativa para aqueles que desejam ampliar o conhecimento a partir da pesquisa e utilizá-lo na indústria ou em ambientes de gestão e não só no âmbito acadêmico.

Os projetos de pesquisa geram conhecimentos básicos e aplicados na sociedade, em ações locais, nacionais ou internacionais. Independente da magnitude dos impactos, a pesquisa gera novos conhecimentos que podem ser disponibilizados para a sociedade.

A extensão universitária também é outro pilar importantíssimo! Trata-se de projetos dos docentes com a comunidade, que oportunizam aos acadêmicos prestarem serviços que beneficiem as comunidades, refletirem sobre os problemas sociais existentes e se prepararem para o mercado. Além disso, é uma excelente oportunidade de devolver o investimento à sociedade, assim como desenvolver todo o aprendizado teórico que aprendem nas aulas.

Assim, para um bom aproveitamento da graduação, é importante participar de grupos e núcleos de pesquisa, projetos de extensão, iniciação científica além, é claro dos estágios, cursos, congressos, entidades de classe, etc.

Vamos conhecer alguns dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo CCAE/Ufes/Campus Alegre? Acesse nossas redes sociais e fique por dentro!

Texto: COMUNICACCAE Ufes.