Perfil de depressão e/ou ansiedade entre estudantes e servidores da UFES-campus Alegre

Publicado em 10/04/2023.

O Grupo de Estudos sobre Depressão e Ansiedade (GEDA), coordenado pelas professoras Fabiana Dayse M Siman Meira e Flávia Vitorino Freitas, surgiu com o objetivo de investigar o perfil de ansiedade e depressão de estudantes e servidores da UFES-campus Alegre.

Na primeira etapa do projeto, no período pré-pandemia, nosso estudo mostrou uma prevalência de 40,7% e 37,4% para sintomas sugestivos de ansiedade e depressão, respectivamente. Durante a pandemia, a prevalência de ansiedade foi de 37,4%; contudo, um aumento da prevalência de depressão foi observado (45,9%). Nas duas coletas, a prevalência de depressão e ansiedade foi maior
entre os estudantes, quando comparados com servidores. Na segunda etapa do estudo, avaliando o período pós-pandêmico, os índices permaneceram elevados, com uma prevalência de 45,8% para sintomas sugestivos de depressão e, 42,4% para sintomas sugestivos de ansiedade.

Além do projeto de pesquisa, o GEDA tem como objetivo promover discussões e ações acerca do tema Saúde Mental. Atualmente, o grupo promove rodas de conversa, mensalmente, com o apoio da psicóloga do SASAS, trazendo vários temas relevantes acerca da saúde mental. Nossas rodas são momentos de aprendizado e muita troca. Lembrando que este momento é aberto a toda comunidade acadêmica.

Para mais informações:
fabiana.meira [at] ufes.br ou @gedaufes