Palestra sobre Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias e Resíduos Sólidos

Na última quarta-feira, 29/03, aconteceu a palestra sobre Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias e Resíduos Sólidos. Esta atividade fez parte da recepção de calouros 2017/1, que contou com a presença de alunos do curso de Ciências Biológicas e demais cursos da Ufes – Campus de Alegre.

O Projeto de Coleta Seletiva de Pilha e Baterias é coordenado pelo Prof. Gilberto de Oliveira Brito e a Profª Marli Lourdes de Oliveira e tem como bolsista Ana Paula Dias, aluna do curso de Química – Licenciatura.

Durante a palestra foram abordados vários assuntos sobre o consumo de pilhas e baterias, a reciclagem, coleta, separação e transporte do material.

No Campus de Alegre, é feita a coleta seletiva de pilhas por meio de lixeiras identificadas. No Hall do Prédio Central possuem algumas, mas também são utilizadas garrafas pets espalhadas nos setores para coleta.

Também esteve presente na palestra o Prof. Anderson Lopes Peçanha, do Departamento de Biologia – CCENS, que apresentou sobre a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, ressaltando a destinação e disposição final ambientalmente adequada.

Vale destacar que no município de Alegre já existe a coleta seletiva de lixo seco.  No Campus de Alegre, as lixeiras estão uma próxima ao Restaurante Universitário e outra próxima ao Alojamento Estudantil.

O veículo da Prefeitura passa porta a porta recolhendo o lixo seco e leva para o galpão de triagem que fica localizado no antigo lixão de Alegre, para triagem realizada pela Associação de Coletores de Materiais de Recicláveis do Município de Alegre. Os resíduos não recicláveis são transferidos para Cachoeiro de Itapemirim por uma empresa para destinação dos resíduos e rejeitos.

No Campus de Alegre, também temos a coleta de papel usada somente em um lado para confecção de bloquinhos, também coordenada pela Profª Marli Lourdes de Oliveira e a coleta de papel usado frente e verso, para reciclagem. No primeiro andar do Prédio Administrativo há um ponto de coleta.

Seguem abaixo as apresentações do Projeto de Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias e da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.

Tags: