Prevenção do Alcoolismo, Tabagismo e Exposição aos Agrotóxicos e Avaliação de Saúde das Populações Rurais do Caparaó Capixaba

Coordenadora: Profª. Drª. Adriana Madeira Álvares da Silva Conforti
SIEX 401281

O projeto foi aprovado pelo edital CNPQ/ MS-Decit/SESA/FAPES nº 10/2013 – PPSUS e tem por objetivos realizar estudo epidemiológico das doenças dos trabalhadores rurais da região do Caparaó Capixaba de 11 municípios, assim como realizar a avaliação de danos celulares e moleculares e correlação com o uso do álcool, tabaco e agrotóxicos; avaliação da expressão de genes de hipóxia; reparo de DNA e a relação com o aparecimento de doenças decorrentes da exposição a esses agentes, bem como prevenir o uso indiscriminado de agrotóxicos, realizar estudo epidemiológico dos casos de câncer na região, capacitar os profissionais de saúde em oncogenética e prevenir o uso do tabaco e álcool na região Sul do Espírito Santo. Para a sua realização, buscou-se a anuência formal de todas as prefeituras envolvidas, o apoio da Rede do Bem Capixaba e de grupos de pesquisa e alunos. A proposta gerou 1 livro de Educação Ambiental e do Solo na forma de EBOOK com ISBN: 978-85-61890-65-0 com atividades lúdicas para crianças. A proposta trouxe 40 docentes e alunos da região para um treinamento dado por meio de cursos de capacitação em práticas em biotecnologia, o que gerou um livro na forma de EBOOK sobre Bases da Biotecnologia, Mutagênese e Câncer ISBN: 978-85-61890-59-9. Foram realizadas, 21 ações de extensão em Alegre - Comunidade Feliz Lembrança e Santa Luzia, Jerônimo Monteiro - Comunidade do Mineroduto e Andorinhas e Muniz Freire - Comunidade de Assunção e Alto Norte. Foram atendidos até o momento, um total de 198 indivíduos com avaliação de parâmetros de saúde, posse da terra, hábitos tabagista e etilista, uso de agrotóxicos, nutrição e doenças familiais. Foram realizados exames de sangue - hemograma completo, acetilcolinesterase, estresse oxidativo, teste de danos celulares - cometa, micronúcleo e citogenética, exame de função hepática, análise genética da expressão de genes de hipóxia e reparo do DNA e exame de urina, avaliação antropométrica com tomadas do peso, altura e índice de massa corpórea e aferição da pressão arterial. Em todas as comunidades atendidas pelo programa foram realizadas palestras de sensibilização sobre o uso de agrotóxicos, tabaco e álcool, atingindo pelo menos 600 pessoas. As atividades integraram às comunidades quatro docentes e 30 estudantes de graduação de graduação em atividades de sua prática profissional, prestando serviço às comunidades e gerando capacitação discente. O material coletado para análise é objeto de estudo de cinco estudantes de Pós-Graduação, Nível Doutorado e 1 do Nível Mestrado.  A proposta apresentada possui abrangência regional, está em andamento e deve gerar dados para a avaliação do real impacto do uso de substâncias psicoativas, como o tabaco e álcool em associação com o uso de agrotóxicos. Dessa forma, espera-se melhorar o IDH regional com a intervenção da Universidade nos espaços sociais. Com os dados obtidos, poderão ser elaboradas políticas públicas de proteção à saúde dos agricultores, pois os estados de adoecimento têm alto custo ao país e às famílias envolvidas.

Anexo(s):
Tags: