Conheça a Biblioteca Setorial Sul

No campus da Ufes em Alegre está localizada uma unidade informacional vinculada ao Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES – SIB/Ufes: a Biblioteca Setorial Sul “Christiano Dias Lopes Filho”.

Atualmente a Biblioteca Setorial Sul conta com um quadro de pessoal composto por dois bibliotecários e oito assistentes.

O acervo atual é composto por 15.253 títulos de livros com 34.747 exemplares, 2.136 títulos de teses e dissertações (2.648 exemplares), 291 títulos de periódicos (13.126 exemplares), 182 títulos de filmes cinematográficos e gravações (268 exemplares); 140 títulos de recursos eletrônicos (245 exemplares); 01 título de gravação de som (5 exemplares); 725 títulos de exemplares adicionais e 513 títulos de ebook.

A consulta ao acervo é de livre acesso à comunidade, entretanto os empréstimos domiciliares são restritos apenas à comunidade acadêmica (alunos, docentes e servidores). As obras do acervo estão disponíveis para consulta e empréstimo, sendo que os livros com etiqueta “Consulta local”, os periódicos e as obras de referência – enciclopédias, dicionários, atlas, entre outros – são de uso exclusivo para pesquisa nas dependências da Biblioteca Setorial Sul.

A biblioteca contribui também para a promoção da acessibilidade informacional, cujo objetivo é o de incluir pessoas com deficiência para que tenham autonomia no uso de tecnologias de informação. Há um local destinado a esse atendimento no interior da biblioteca, equipado com dispositivos voltados exclusivamente à acessibilidade como scanner de voz, impressora em Braille, Vpad (videofone), entre outros. Os horários de utilização da sala podem ser agendados pelos monitores da acessibilidade junto ao bibliotecário responsável pelo setor.

O horário de funcionamento em período letivo é de 2ª a 6ª feira de 7h às 21h. Em período de férias e recesso acadêmico o atendimento se dá com horário reduzido.

Em tempos de pandemia a Biblioteca Setorial Sul está atendendo ao público de maneira semipresencial e por agendamento, através de contato por e-mail e redes sociais (Facebook e Instagram), onde o usuário contata o setor para tirar dúvidas, solicitar informações em relação ao atendimento da biblioteca, além de requisitar atendimentos diversos como agendamento para realização empréstimos e devoluções de materiais bibliográficos. A Biblioteca Setorial Sul oferece também informações e orientações quanto às normas ABNT e assessoria informacional para a solicitação de ISBN, entre outros serviços.

O usuário também tem orientações sobre o acesso às bases de dados das bibliotecas digitais contratadas pela Ufes, que disponibilizam a toda a comunidade acadêmica da instituição, acesso a mais de 513 títulos de livros em formato digital.

Atualmente a Biblioteca Setorial Sul passou por diversas reformas. Foram instaladas proteções de acrílico no balcão de atendimento, como medida visando a proteção dos usuários e da equipe de atendimento da biblioteca, mediante aos riscos oriundos da Covid-19. Também ocorreu a substituição de armários manuais com abertura por chave, por armários biométricos, enviados pela Direção do SIB.

Foi instalado um bebedouro acessível no interior da biblioteca, localizado próximo ao balcão de atendimento, a fim de oferecer mais comodidade aos usuários, especialmente àqueles que possuírem mobilidade reduzida. Dessa forma, agora os usuários que estiverem no interior do prédio não mais precisarão se deslocar para a área externa quando necessitarem de água.

Assim como a adequação do balcão de atendimento, como medidas cautelares devido ao contágio da Covid-19, na área externa da biblioteca foi instalado um dispenser para álcool gel, além de marcações para o caso de possível formação de filas para o atendimento, respeitando o distanciamento de 1,5m.

E por último, a obra de adequação dos banheiros localizados no primeiro piso foi finalizada seguindo todas as determinações contidas na NBR 9050/2020, a fim de torná-los acessíveis em atendimento aos critérios da norma citada, oferecendo melhores condições ao público usuário da biblioteca.

Conheça mais sobre a Biblioteca Setorial Sul em: https://biblioteca.alegre.ufes.br/sobre-biblioteca-setorial-sul

Redes sociais: "Biblioteca Ufes - Alegre" (Instagram) e "Biblioteca UFES - Campus Alegre" (Facebook)