Não sabia? Bora usar o e-mail institucional!

Desde outubro de 2020 o e-mail institucional da Ufes está de cara nova. Os servidores da Ufes têm à sua disposição o Google Mail, o famoso Gmail, que ampliou as funcionalidades disponíveis. Além do e-mail em si, os usuários têm acesso a chat, agenda, armazenamento de arquivos, formulários, dentre outras opções.

Já os estudantes de graduação e pós-graduação, enquanto estiverem vinculados à Ufes, terão acesso aos e-mails institucionais (@edu.ufes.br) para facilitar o contato com os professores.

O uso da ferramenta de e-mail corporativo pelo Gsuite no âmbito da Ufes permite acesso a melhores ferramentas de criptografia e de proteção, além de possuir maior eficiência no bloqueio de e-mails suspeitos que podem trazer danos aos computadores, redes e sistemas da Ufes.

Por isso, a Diretoria de Suporte à Gestão (DSG) – Setorial Sul, em parceria com a Comissão de Divulgação e Informação do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CDI-CCENS) e a Comissão de Comunicação e Marketing do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (ComunicaCCAE) e com apoio das Direções do CCENS e do CCAE, está coordenando uma campanha ("Não sabia? Bora usar o e-mail institucional!") para incentivar o uso do e-mail institucional no campus da Ufes em Alegre.

A utilização do e-mail institucional facilita a comunicação entre os professores e os alunos, e também possibilita troca de informações sobre o trabalho de maneira ágil, direta, segura e oficial.

Com a adoção de atividades remotas, o uso do e-mail institucional tem se tornado ainda mais relevante, pois permite o acesso gratuito a todos os aplicativos do G Suíte, como o Google Sala de Aula e o Google Meet, ferramentas essenciais ao ensino remoto.

Fora todos os benefícios já citados, existe a questão da imagem institucional, já que o uso do e-mail institucional denota credibilidade aos contatos.

Ainda não se convenceu? Veja mais benefícios do novo e-mail institucional:
- Google Drive Ilimitado — permite armazenar, com capacidade ilimitada, documentos em 19 tipos de formatos diferentes.
- Documentos — permite criar e editar documentos em compartilhamento com outras pessoas.
- Planilhas— permite criar planilhas de dados.
- Classroom — permite aos docentes e alunos fazerem trabalhos e organizar apresentações de aula e seminários.
- Agenda— permite organizar uma agenda com lembretes.
- Formulários — permite criar formulários de pesquisa, enquetes e coleta de dados on-line.
- Meet — facilita a comunicação por meio de videochamadas e conferências on-line de até 250 pessoas, com gravação e compartilhamento no Google Drive.

Para ativar seu e-mail @ufes.br no Gmail

- Primeiro acesse: https://senha.ufes.br/site/ativaGmail.
- Após essa operação, as novas mensagens serão encaminhadas para o Gmail e o usuário, se assim desejar, poderá importar as mensagens seguindo as orientações disponíveis em http://www.sti.ufes.br/gsuite/tutoriais/