Monitoramento do COVID-19 no Espírito Santo

O professor Edson Delatorre, do departamento de Biologia do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Campus de Alegre, juntamente com a pos-doutoranda Suwellen de Azevedo, do Instituto Oswaldo Cruz, criaram um site com objetivo de  analisar e apresentar de forma clara os dados atualizados sobre a epidemia do COVID-19 no estado do Espírito Santo.

Como esta é a primeira vez que este vírus circula na população humana, ainda não está clara como será sua dinâmica de transmissão. Dada a extensão territorial do Brasil, a epidemia pode apresentar uma dinâmica variável nos diferentes estados graças a diversos fatores como: densidade populacional, fluxo de pessoas, capacidade de atendimento do sistema de saúde, comprometimento da população com as medidas de mitigação, entre outros.

O entendimento do padrão de espalhamento do vírus pode auxiliar tanto o governo quanto a população no esforço conjunto para controlar esta nova epidemia e assim prevenir o aumento do número de casos. No site, os resultados das análises são apresentados visando responder perguntas simples, porém de grande interesse para a sociedade.

O site está aberto para acesso de todos e é atualizado diarimente após a divulgação do boletim epidemiológico  da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo.

Tags: