Missão Institucional na Universidade Autónoma Gabriel René Moreno - Bolívia

Representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV) (fotografia 1) estiveram no período de 03 a 07 de abril de 2016 em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, para a segunda missão institucional na Universidade Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM) no âmbito do projeto “Transferência em Ciência e Engenharia para o Fortalecimento Institucional de Pesquisa Científica e Académica Universitária e Impulso para a Promoção de Empreendimentos de Base Tecnológica”, aprovado e financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Além do Brasil, representados pela UFES e UFV, e da Bolívia pela UAGRM, o projeto conta com a participação de Universidades da Costa Rica e do México.

Destaca-se como um dos resultados dessa segunda missão a consolidação de um convênio entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Autónoma Gabriel René Moreno coordenado pelo professor Dr. Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, que ampliará a mobilidade acadêmica entre as duas instituições de ensino, permitindo aos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UFES compartilharem conhecimentos com pesquisadores estrangeiros em todas as áreas, tais como Ciências Florestais, Medicina Veterinária e Zootecnia. Outras atividades foram desenvolvidas durante a segunda missão, dentre elas palestras sobre “Constituição e Gestão da Incubadora” e “Empresas Juniores e Empreendedorismo na Carreira”.

Na fotografia 2, da esquerda para a direita, o estudante e fundador da empresa júnior Equacione Jr. da UFES, Vinicius Tebaldi Almeida, o professor Dr. coordenador do projeto pela UFES, Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, o reitor da UAGRM, Saul Benjamín Rosas Ferrufino e a professora Dra. Mariana Duran Cordeiro.

O professor Dr. Marcos Vinicius Winckler Caldeira do Departamento de Ciências Florestal e da Madeira proferiu as palestras intituladas Las Investigaciones Realizadas en el Programa de Posgrado em Ciencias Forestales” e “Perspectivas de la Silvicultura en Brasil” para estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da Facultad de Ciencias Agrícolas – UAGRM (fotografia 3).

O estudante e fundador da empresa júnior Equacione Jr. da UFES, Vinicius Tebaldi Almeida, proferiu a palestra intitulada “Você é Responsável pelo seu Sucesso com a finalidade de despertar nos estudantes da UAGRM o espirito empreendendo e posterior fundação de empresas juniores na universidade (fotografia 4).

Após as palestras, a segunda missão institucional na Universidade Autónoma Gabriel René Moreno foi encerrada com uma reunião entre os representantes das instituições envolvidas com o objetivo de traçar novas metas no projeto “Transferência em Ciência e Engenharia para o Fortalecimento Institucional de Pesquisa Científica e Académica Universitária e Impulso para a Promoção de Empreendimentos de Base Tecnológica (fotografia 5).

Tags: