Login Único, E-Mail Institucional e Redirecionamento de E-Mail

Comunicamos a todos os servidores (docentes e técnico-administrativos) e discentes que as informações internas da Ufes-Campus de Alegre são encaminhadas via Portal do Servidor, por isso preparamos perguntas respostas com esclarecimentos sobre como se proceder para ter acesso a esse canal de comunicação tão importante da universidade.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é o login único (LU, ou senha única)?
O login único é uma credencial de acesso criada pelo NPD (Núcleo de Processamento de Dados da UFES) para possibilitar unificar os nomes de login e senha de todos os serviços de tecnologia da informação que são oferecidos pela UFES.

Quais serviços já estão integrados ao Login Único?
Estão integrados os seguintes serviços:

O que é E-mail Institucional e quem pode usá-lo?
O e-mail institucional da ufes (@ufes.br) é mantido por um novo sistema baseado em soluções de software livre. Tal e-mail, possui capacidade de 2GB e possibilidade de ser acessado tanto pelo browser (http://mail.ufes.br) quanto por um programa cliente de e-mail (ver como configurar aqui). Atualmente  servidores da Ufes (docentes e técnico-administrativos) possuem direito ao mesmo. O endereço de e-mail de um usuário corresponde ao seu nome-de-login [at] ufes.br.

Posso criar um redirecionamento no e-mail @ufes.br para que as mensagens sejam automaticamente encaminhadas para outro e-mail?
Sim, basta clicar em "Redirecionamento de E-mail" no menu principal do portal www.senha.ufes.br.

Você pode optar por ativar um serviço de redirecionamento automático permitindo que todas as mensagens que chegam ao seu endereço de e-mail são também enviadas a outro endereço externo à UFES. Para ativar este serviço você deve concordar com os termos e condições aplicáveis. Para remover um redirecionamento de e-mail existente, basta selecionar a opção "Atualizar/Cadastrar novo endereço" e deixar o campo do formulário em branco.

Como vou saber se meu e-mail institucional está funcionando?

Basta fazer um teste simples. Utilize seu e-mail pessoal para enviar uma mensagem de teste para a conta fulano.de.tal [at] aluno.ufes.br (aluno de graduação) ou fulano.de.tal [at] ufes.br (aluno de pós-graduação). Se sua conta estiver ativa e funcionando, assim que a mensagem chegar ao servidor da UFES, ela será automaticamente direcionada para o endereço de e-mail que você registrou no Portal do Aluno (provavelmente o mesmo endereço que você usou para enviar a mensagem).

Como os alunos podem conseguir um e-mail institucional da UFES?

Todos os alunos regularmente matriculados na UFES já possuem conta de e-mail institucional. O endereço da conta é o próprio login do Portal do Aluno (fulano.de.tal), onde se acrescenta @aluno.ufes.br para alunos de graduação, e @aluno.ufes.br, para alunos e pós-graduação. Portanto, se você é aluno de graduação, seu e-mail institucional será fulano.de.tal [at] aluno.ufes.br e caso seja aluno de pós-graduação,fulano.de.tal [at] ufes.br.

OBSERVAÇÃO: O e-mail institucional dos alunos é usado apenas para autenticação. Os alunos não poderão armazenar mensagens nos servidores da Ufes. As mensagens enviadas para esse endereço serão automaticamente redirecionadas para seu e-mail pessoal, cadastrado no Portal do Aluno.

Para mais informações acesse: www.senha.ufes.br

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000