A importância dos técnico-administrativos (TAEs) na rotina da Ufes Alegre

O servidor técnico-administrativo em educação (TAE) faz parte de uma categoria nas Instituições Federais de Ensino (IFE’s) que compreende centenas de cargos, classificados em cinco níveis distintos (A, B, C, D e E), de modo que o agrupamento por nível segue o critério exigido de grau de qualificação. Dentre os diversos cargos podemos citar: servente de limpeza, auxiliar de agropecuária, contínuo, assistente em administração, técnico de laboratório/área, médico, psicólogo, engenheiro/área e entre outros.

Além das especificidades, requisitos de qualificação e competências próprias do seu cargo, todo técnico-administrativo possui atribuições gerais dispostas no art. 8º, da Lei nº 11.091/2005: planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão; executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição disponha, visando assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das IFE’s.

Através dos cargos que atuam, os técnicos se conectam e interagem em todos os setores da Universidade, onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa, extensão e de gestão. Muitos, também, são investidos em cargos de direção ou funções de chefia, com a missão de gerenciar e administrar a Instituição, visando prestar um bom serviço público à sociedade.

Pode-se dizer que o técnico-administrativo tem papel estratégico para funcionamento das instituições. Alguns são contratados para desempenhar atividades de laboratório, àquelas que mais se aproximam das atividades fim. Já outros, para atender demandas na área administrativa, financeira ou de pessoal e que estão mais perto das atividades meio. Ambas as contratações visam atender as atividades fim e, é certo que, para o cumprimento dessas atividades, toda instituição, embora tenha seu corpo de docentes, precisa de um eficiente e organizado quadro de técnico-administrativos.

Independente do cargo que atua, da atividade ou função que exerce ou do setor que trabalha, é certo que a contribuição do servidor técnico-administrativo é primordial para alcançar os objetivos institucionais e promover uma universidade pública exemplar, proporcionando uma educação de qualidade.

Diante das informações acima, produzidas pela servidora Ligiane Bornela (Setor de Gestão de Pessoas – Setorial Sul), as comissões ComunicaCCAE e CDI-CCENS entraram em contato com alguns dos TAEs da Ufes Alegre.

Segundo a servidora Josiléia Oliveira, que atua na SUGRAD, “discutir a importância da categoria técnico-administrativa e o seu papel na rotina da Ufes - Campus de Alegre é uma iniciativa relevante, principalmente neste momento em que a maioria precisou se organizar da melhor forma possível para garantir a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica por meio do trabalho remoto.

Para Angela Pimentel, Assistente Social - Sasas/UFES “é um privilégio trabalhar com o que gosto num lugar tão especial como a UFES Alegre. E poder contribuir com a formação dos estudantes é gratificante!”.

Fagner Fernandes Gazzoni, Assistente em Administração e atualmente secretário do Departamento de Medicina Veterinária do CCAE, ressalta que vê seu trabalho como uma pequena engrenagem, que contribui para o funcionamento e suporte dessa grande máquina, que promove a mais de 66 anos, atividades de ensino, pesquisa e extensão para o público. “Sinto-me engajado a colaborar e ser um coadjuvante participativo nessa história, contada por protagonistas tão importantes em nossa sociedade. É gratificante, e ao mesmo tempo motivador, poder ser útil para a comunidade acadêmica da UFES diariamente. Como servidor público, tento sempre buscar a excelência no atendimento que desenvolvo, e é com esse objetivo que pretendo seguir em frete. Trabalhando e me esforçando para promover todos os dias, um serviço público diferenciado”

Por fim, Friedman Berger, farmacêutico lotado no Departamento de Farmácia e Nutrição (CCENS), ressalta que o farmacêutico pode assumir diversas funções como TAE, que vão desde atividades laboratoriais até atividades acadêmicas. Atualmente o cargo têm relação direta com atividades acadêmicas, uma vez que tem como função primordial a supervisão dos alunos do curso de Farmácia no estágio em dispensação de medicamentos. Nesse sentido, sua importância é complementar a formação dos alunos, transmitindo conhecimentos que somente podem ser repassados por meio da prática realizada no estágio, qualificando ainda mais o aluno. De forma complementar, nossa função auxilia na busca de melhorias na estrutura do estágio, intermediando discussões com a prefeitura, agregando assim valor ao curso e de forma direta ao CCENS.

O empenho, a dedicação e a participação efetiva do servidor técnico-administrativo em educação garantem o funcionamento da Ufes - Campus de Alegre nas áreas administrativas e acadêmicas e promovem a eficiência e a qualidade do atendimento aos seus usuários.