II SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA

Apresentação

O Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFES - campus de Alegre - promoverá de 24 a 27 de outubro de 2022 a II Semana Acadêmica de Matemática - II SEMAT UFES/Alegre. Com o tema Matemática e Diversidades, pretende-se criar um ambiente de troca de experiências, discussão e reflexão a respeito da Matemática, suas diversas áreas de atuação e alguns de seus desdobramentos sociais e culturais.

Acredita-se que essa temática possa auxiliar o desenvolvimento do ensino de Matemática que preze pelo respeito à individualidade de cada sujeito, sem distinção de qualquer natureza de gênero, de diversidade sexual, étnico-racial ou de área de pesquisa e/ou de atuação profissional.

Consequentemente, contribuir para uma prática docente humanitária, inclusiva, integradora e formadora de sujeitos críticos e transformadores da sociedade.

Nesta oportunidade, contaremos com palestras, minicursos e mesas redondas compostas por profissionais de diversas instituições de ensino do país. Contaremos também com momentos reservados para que estudantes e professores possam apresentar seus trabalhos na modalidade de comunicações científicas.

A II SEMAT UFES/Alegre é direcionada a todos os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, professores da Educação Básica, professores do Ensino Superior e Pós-Graduandos que atuam na área de Matemática ou em áreas correlatas.

Ampliar o conhecimento dos estudantes do curso de Matemática a respeito dos
seus diversos campos de atuação e suas perspectivas acadêmicas; Criar um ambiente propício para a troca de ideias entre pesquisadores, professores e estudantes de graduação em Matemática;
Abrir um espaço para reflexão e debate sobre a docência e sua contribuição na formação de sujeitos críticos e transformadores da sociedade; ​Contribuir para a melhor formação dos estudantes e para a atualização dos docentes da área.

Público Alvo

​O público alvo inclui todos aqueles que de certa forma têm um interesse pela matemática, seja no âmbito da pesquisa, do ensino ou de seu uso no cotidiano. Entretanto, destacamos os seguintes públicos: ​Estudantes de cursos de Matemática e áreas afins; Professores da Educação Básica;
Professores de graduação e pós-graduação em Matemática, Educação Matemática e áreas afins.
sítio eletrônico do evento:

Tags: