Farmácia Universitária da Ufes de Alegre em processo de estruturação

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, a Comissão de Divulgação e Informação (CDI) do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus Alegre, preparou um vídeo de apresentação do modelo de Estágio Supervisionado em Dispensação oferecido aos alunos do curso de Farmácia dessa instituição de ensino.

Na busca das adequações às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Farmácia, foi dado um importante passo rumo à estruturação da Farmácia Universitária, uma vez que ela é cenário obrigatório de prática que deve ser oferecido aos alunos.

Por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Alegre, o estágio é oferecido nas dependências da Farmácia Básica Municipal, propiciando aos alunos a vivência de um cenário real de dispensação de medicamentos no serviço público.

Cabe aos nossos alunos do curso de Farmácia realizar o acolhimento e o atendimento dos pacientes que, na maioria das vezes, se caracteriza pelo fornecimento de medicamentos associado a orientações direcionadas para o seu uso correto e seguro, além de informações importantes sobre a conservação e o descarte adequados.

Dessa forma há estímulo constante para o desenvolvimento das habilidades de comunicação do acadêmico, e futuro profissional farmacêutico, além de oportunizar rica experiência de integração com outros profissionais que lá atuam.

Vale ressaltar que todo esse processo é supervisionado em tempo integral pelos farmacêuticos Friedemann Berger e Lívia Gonçalves Raggi, servidores técnicos-administrativos da UFES, disponibilizados exclusivamente para essa finalidade, garantindo assim a qualidade, segurança e a humanização no atendimento.

A coordenação do curso de Farmácia, por meio da Comissão para Assuntos da Farmácia Universitária (CAFU), tem trabalhado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam realizadas adequações na Farmácia Básica a fim de que possa também ser caracterizada como Farmácia Universitária, atendendo à nota técnica 01/2016 do Conselho Federal de Farmácia e do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias.

Essas adequações contribuirão com as atividades a serem desenvolvidas em conjunto com docentes do curso de Farmácia, objetivando a disponibilização de serviços farmacêuticos destinados ao paciente, à família e à comunidade alegrense.

Confira no nosso canal no Youtube um vídeo com mais informações: https://youtu.be/7TNEAL_Sa5M