Estudantes do campus de Alegre têm trabalhos premiados em eventos nacionais

Estudantes dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Ufes (CCA)  foram premiados em eventos nacionais que aconteceram, durante os meses de outubro e novembro de 2015.

A estudante do curso de Farmácia, Andressa Ribeiro Vicentini, e o aluno do curso de Ciências Biológicas, Ruan Maloni, foram os primeiros premiados, no XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. Andressa ganhou o prêmio de melhor trabalho da área de Ciências da Saúde, com o trabalho Avaliação da atividade antiproliferativa in vitro de Pereskia aculeata mill. -cactaceae sob linhagem HEPG-2. Já Ruan foi premiado na área de Ciências Biológicas, com o projeto Estudo in vitro do efeito antiproliferativo de extratos de Guapira noxia em carcinoma hepatocelular. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em São José dos Campos, na cidade de São Paulo.

Entre os dias 12 e 14 de novembro, foi a vez da estudante do curso de Farmácia, Bruna David de Souza, que recebeu o prêmio de terceiro melhor resumo do X Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar, que ocorreu em Curitiba. O projeto intitulado Desenvolvimento, manipulação e avaliação de pós extemporâneos contendo 6,25 mg de captopril destinados ao uso pediátrico, foi fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e teve orientação da professora Janaina Villanova, com a colaboração da professora Juliana Severi.

Na mesma data, as bolsistas do Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes, Jessyca Aparecida Paes Dutra e Suzana Carvalho Gonçalves, tiveram os trabalhos premiados no V Encontro Capixaba de Química (Encaqui). O projeto Filmes PVA/alginato de cálcio contendo papaína: pesquisa da morfologia, resistência mecânica e hidrofilicidade e Preparação foi premiado na modalidade oral, e o trabalho Preparação e caracterização do complexo de inclusão óleo essencial de Cymbopogon citratus/β-ciclodextrina, na categoria pôster, ambos orientados pela professora Janaina Villanova.

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)