Estágio Supervisionado em Dispensação conclui o ciclo de atividades 2022

No último dia 08 de fevereiro de 2023 foram concluídas as atividades práticas dos semestres 2022/1 e 2022/2 dos alunos que realizaram o Estágio Supervisionado em Dispensação na Farmácia Básica Municipal de Alegre. Ao todo 23 alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo/Alegre-ES puderam usufruir do convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Alegre desde março de 2018. Nesse modelo, os alunos foram supervisionados em período integral pelos farmacêuticos Friedemann Berger e Lívia Gonçalves Raggi, profissionais técnico-administrativos da UFES, disponibilizados exclusivamente para essa finalidade, auxiliando na qualidade e humanização do atendimento.

Os alunos foram, de forma preliminar, capacitados no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus). Além disso, participaram de atividades e discussões teóricas relacionadas às normas sanitárias vigentes sobre prescrições, segurança do paciente, financiamento dos medicamentos da Assistência Farmacêutica Básica e outras etapas relacionadas à aquisição dos medicamentos, com o apoio das profissionais do município que trabalham na Farmácia Básica Municipal. Ainda, atuaram como palestrantes sobre o tema “orientações sobre a importância do uso
correto de medicamentos e verificação da glicemia capilar” em evento organizado pela Prefeitura em novembro de 2022. Também visitaram o setor responsável pelo Programa Hiperdia, para conhecerem a dinâmica de entrega dos insumos para os pacientes insulinodependentes.

No campo prático, os alunos realizaram diariamente atendimentos à população, exercendo ações na dispensação de medicamentos, instruindo os usuários sobre o armazenamento doméstico e como descartá-los de forma adequada, quando necessário. Ao todo, foram realizados em torno de 6800 atendimentos com uma média de 38 pacientes/dia.

A coordenação do curso de farmácia, por meio da Comissão para Assuntos da Farmácia Universitária (CAFU), tem trabalhado para que, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, sejam realizadas adequações na Farmácia Básica para que a mesma possa ser caracterizada como Farmácia Universitária, atendendo à nota técnica 01/2016 do Conselho Federal de Farmácia e do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias.

Finalmente, em janeiro de 2023, após assinaturas do prefeito municipal, Sr. Nemrod Emerick, e do Reitor em exercício da UFES, Vice Reitor Professor Roney Pignaton da Silva, foi publicado no Diário Oficial da União um novo convênio prevendo ampliação dos campos de estágio dos alunos do curso de Farmácia junto às Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde em seus diversos setores, contemplando as exigências do novo Plano Pedagógico Curricular e favorecendo ainda mais a atuação destes alunos junto à comunidade.