Em viagem a Alegre, reitor se reúne com diretoras e visita obras de reforma e manutenção do campus

Em visita ao município de Alegre nos dias 7 e 8 de março para continuar monitorando os impactos provocados pelas chuvas que atingiram o município e o campus da Ufes na segunda quinzena de fevereiro, o reitor Paulo Vargas também foi ao campus da Ufes para visitar setores do campus que foram reformados ou estão passando por manutenção, além de se reunir com a direção do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) para tratar de assuntos administrativos, de infraestrutura física e de pessoal.

A diretora do CCAE, Louisiane Nunes, destacou que a visita do reitor ao campus é sempre muito importante, pois aproxima a Administração Central dos campi do interior e possibilita à direção mostrar suas reais necessidades. “Ainda temos muitos problemas relacionados à infraestrutura, principalmente no que se refere à falta de espaço físico para ampliação das instalações e à necessidade de reorganização e alocação dos espaços físicos existentes. É importante destacarmos que, atualmente, temos 29 cursos em todo o campus, sendo sete de graduação e 12 de pós-graduação e apenas 24 salas de aulas na sede Alegre. Neste sentido, estamos construindo o Plano Diretor Físico do campus de Alegre com a participação de representantes dos dois centros de ensino”, enfatizou.

Para a diretora do CCENS, Taís Soares, a visita da Administração Central é importante para direcionar ações junto à prefeitura do município, visando a avaliação e contenção de áreas de riscos. “Além disso, tivemos um momento de diálogo entre a reitoria e as duas direções de centros de ensino, onde foram apresentadas demandas de infraestrutura, de servidores e funções gratificadas. A principal preocupação das direções dos centros atualmente é o número insuficiente de salas de aulas e laboratórios didáticos para atendimento dos cursos de graduação do campus de Alegre. O professor Paulo nos solicitou a formulação das demandas, com elaboração dos projetos estruturais e estimativas de custos, para que possamos avançar em negociações futuras”, finalizou.

Reformas

Depois da reunião com a direção dos centros, o reitor, o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi; o diretor de Infraestrutura Setorial Sul (DIS), Erivelton Souza; e o técnico em edificações Welison Ribeiro visitaram setores do campus. No distrito de Rive, a equipe visitou as reformas que estão sendo realizadas nos prédios da Planta Piloto, no Laboratório de Aquicultura, no setor de Bovinocultura, no Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal e no Laboratório de Invertebrados Marinhos (LaninMar). Já no município de Jerônimo Monteiro, onde são ministrados os cursos de graduação de Engenharia Floresta e o de Engenharia Industrial da Madeira, além de pós-graduação em Ciências Florestais, o grupo visitou a Casa de Vegetação, que acompanha o crescimento e o desenvolvimento das plantas; e demais setores envolvidos com o estudo, anatomia e qualidade da madeira.

Também neste dia foram assinadas duas ordens de serviços: uma para contratação da construção de um almoxarifado, visando ao adequado armazenamento de reagentes químicos; e a outra para contratação de serviços continuados de execução e adaptação de calçada, no campus de Alegre.

 

 

 

Intervenções

O superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi, enfatizou a importância de a Administração Central estar presente em todos os campi da Universidade. “Nessa viagem tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto as ações que estão sendo realizadas e aquelas que podemos fazer em breve, sejam com recursos da Ufes, por meio de parcerias ou com apoio de prefeituras. Outro ponto que podemos destacar foi a assinatura de duas ordens de serviços, principalmente para a contratação de serviços continuados de execução e adaptação de calçada no campus de Alegre, que é uma demanda importante para a acessibilidade do campus”, comentou.

Para o reitor, a visita ao campus de Alegre representou mais um momento de envolvimento entre os centros de ensino e a Administração Central. “Já estivemos aqui antes e temos acompanhado de forma contínua as demandas do campus de Alegre. Temos agora algumas situações críticas que demandam providências mais imediatas para sanar os problemas causados pelas últimas chuvas ocorridas no município e outras de médio prazo”, enfatizou.

Paulo Vargas, que é arquiteto e urbanista, demonstrou grande satisfação em acompanhar de perto as obras que estão sendo realizadas. “Aproveitamos para visitar os locais e os prédios da Ufes localizados nos municípios de Alegre e de Jerônimo Monteiro (no distrito de Rive), onde foram feitas e estão em andamento intervenções de manutenção e de melhorias. Foi importante também para observar as ações já concretizadas, bem como as adequações de espaços físicos relacionadas à covid-19 para a retomada das atividades presenciais acadêmicas e científicas e para darmos continuidade aos projetos e trabalhos de pesquisas que vêm sendo desenvolvidos nesses locais”, finalizou o reitor.

 

Texto original publicado por ufes.br

Texto e fotos: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho e Ruth Reis

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000