Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão Pública estuda a implementação de um setor de comunicação na UFES em Alegre

banner setor comunicacao em alegre

Aconteceu no dia 24/09/2020 a defesa de dissertação da servidora do campus de Alegre, Carla Fernanda Brandão B. Lobato, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A defesa ocorreu por meio de webconferência e a dissertação propõe a criação de um setor de comunicação nessa unidade.

A orientação e coorientação do trabalho foram feitas, respectivamente, pelas professoras Fabricia Benda de Oliveira e Simone Aparecida Fernandes Anastácio (CCENS-Ufes). Completaram a banca a professora Ariadne Marra de Souza e o professor José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (do Curso de Comunicação Social/Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima).

Esse trabalho apresentou como é desafiador para as universidades gerir sua comunicação, que é uma área fundamental na formação da identidade das organizações e de seu planejamento estratégico. Por isso, foi realizado um levantamento da realidade comunicacional de universidades federais brasileiras que possuem unidades acadêmico-administrativas fora da Sede, assim como a Ufes. A ideia era conhecer como se dá a comunicação entre essas unidades de modo a atender as especificidades internas e regionais, mantendo uma integração institucional.

Para tanto, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, contactou-se por e-mail as chefias das assessorias de comunicação das universidades que possuem campus fora da Sede. O propósito desse contato foi levantar como se deu a criação do setor nessas unidades afastadas ou quais os fatores que impedem sua criação, bem como a realidade da comunicação organizacional onde foi implantado e sua influência no planejamento estratégico e na identidade de tais instituições.

Como trata-se de um estudo de caso da comunicação na Ufes, foi aplicado um questionário on-line com a gestora de comunicação da Ufes e outro com os colaboradores de comunicação das unidades da Ufes em Alegre e São Mateus, para conhecer melhor a realidade da universidade que motivou esse estudo.

Apesar de a comunicação hoje estar sendo realizada de forma satisfatória, a então gestora de comunicação da Ufes acredita que o cenário comunicacional dessa universidade, devido aos diversos públicos com que dialoga, pode ser em muito beneficiada com a implantação de uma política de comunicação. E as unidades de Alegre e São Mateus acreditam que podem contribuir mais para o alcance desse objetivo.

Tal cenário vai ao encontro dos anseios das demais universidades que responderam essa pesquisa, uma vez que estas acreditam que setores de comunicação nas unidades afastadas da Sede tem o potencial de contribuir para uma universidade que preste um serviço de melhor qualidade tanto internamente quanto para a sociedade.

Ao final da pesquisa propôs-se a organização de um setor de comunicação na Ufes em Alegre e para tanto foi elaborado um conjunto de rotinas e diretrizes que podem nortear tal criação. Esse produto resultante da dissertação será entregue à Superintendência de Comunicação da Ufes, bem como às direções dos Centros de Ensino de Alegre.