Dia Mundial do Meio Ambiente - É preciso mudar de atitude!

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. É comemorado em 5 de junho, dia em que a conferência foi realizada.

A data tem como objetivo principal promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar a sociedade e governos de cada país sobre os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Por isso, sugerimos algumas atitudes que podem sem adotadas a partir de hoje:

- Desligue as lâmpadas, vestiladores e ar condicionado do local que não estiver ninguém;
- Não use ar condicionado com janelas e portas abertas;
- Deixar o ar condicionado na temperatura de 24º e 25º, pois não sobrecarrega o aparelho e economiza energia;
- Desligue o monitor do computador nos horários de almoço;
- Substitua os copos descartáveis por canecas e copos permanentes;
- Imprima frente e verso e aproveite os papéis para rascunho e confecção de bloquinhos;
- Separe o lixo em úmido e seco, tendo em vista que a nossa cidade já possui a coleta seletiva;
- Contribua com a coleta seletiva de pilhas e baterias, depositado-as nos coletores espalhados pelo Campus;
- Utilize meios bioeficientes para a veiculação de informações, como e-mails, formulários online, google agenda, google classroome plataforma AVA;
- Opte por meios saudáveis para a mobilidade e pela carona solidária;
- Controle o consumo obsessivo e desnecessário;
- Tenho hábitos saudáveis de alimentação e melhore sua qualidade de vida.

Dica do dia: Aproveite o óleo usado para fazer sabão!

Sabão Caseiro de óleo usado e limão

INGREDIENTES:

3 litros de óleo de cozinha usado (peneirado ou coado para retirar as impurezas)
500 gramas de soda cáustica em escamas
1 litro de suco de limão

MODO DE PREPARO:

Aquecer o óleo até deixá-lo morno.
Num balde plástico colocar o suco de limão.
Em seguida vá acrescentando a soda e mexa um pouco para dissolver.
Vá  acrescentando o óleo morno.
Vá mexendo até adquirir o ponto de doce de leite (mais ou menos uns 15 minutos, até o óleo esfriar).
Coloque em um recipiente (nós usamos um bandeja coberta) e aguarde endurecer  para cortar.

Informações:

Muito cuidado na manipulação da soda, use luvas e não deixe crianças e animais domésticos por perto.
Não utilize recipientes e colheres de metal para fazer essa receita.
Sempre utilizar recipientes plásticos para fazer o sabão e colher de madeira para mexer.
As receitas são apenas indicativas e vários fatores podem alterar o resultado.
Uma vantagem de se fazer sabão caseiro é dar utilidade para o óleo utilizado nas frituras.
Outra vantagem comprovada é que as mãos sofrem  menos ressecamento com esse sabão.
O sabão industrial, além de ácidos graxos de origem animal, pode conter vários ingredientes, como glicerina, corantes, anti-redepositantes, fragrâncias artificiais entre outros.

Sabão pronto para ser desenformado e cortado

Pode-ser  acrescentado essências se desejar um perfume mais forte, mas com o limão  já vai deixá-lo com um cheiro neutro. Porém, a raspa do limão também faz o mesmo efeito e é natural.