Conheça a Diretoria de Suporte Administrativo - Setorial Sul

Localizada no Prédio Administrativo do campus da Ufes em Alegre, a Diretoria de Suporte Administrativo – Setorial Sul (DSAS) é ligada à Pró-reitoria de Administração (Proad).

Esse setor tem por objetivos executar as políticas demandadas pela Administração Central da Ufes e atender as demandas do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), bem como suprir os diversos Setores da Ufes/Unidade de Alegre, no tocante ao planejamento e aquisição de materiais e nas execuções orçamentária, financeira, contábil e patrimonial.

Atualmente o setor é dividido da seguinte forma:

Coordenação de Licitação
Responsável por todo o trâmite de compras públicas e contratações, que inicia com o Planejamento de Gestão de Compras (PGC). Esse planejamento organiza toda aquisição da Ufes - Unidade de Alegre, apontando as demandas do CCAE e do CCENS, bem como das demais diretorias administrativas.

É responsável ainda pelo controle das Atas de Registro de Preços, adesões a outras atas, onde é recepcionada as solicitações de Dispensas de Licitações.
Também é de responsabilidade dessa Coordenação cuidar do Catálogo de Materiais da Ufes - Unidade de Alegre, incluindo, alterando ou inativando os itens.

Seção de Execução Orçamentária e Financeira
Atua sobre as atividades de gestão, orientação, execução, coordenação e controle das operações de natureza orçamentária, financeira e contábil da Ufes - Unidade de Alegre.
É responsável pela emissão das Notas de empenho, pagamento de ajudas de custo e bolsas para discentes.

É responsável ainda pelo processo de liquidação de todos os compromissos firmados com os fornecedores, após o recebimento dos itens adquiridos pelo Setor de Materiais.
Também é responsável pela prestação de contas mensal e anual que são encaminhadas ao Conselho de Curadores.

Setor de Materiais
Conhecido como Almoxarifado, esse setor é responsável por receber todos os itens comprados pela Coordenação de Licitação, realizando a conferência, diálogos com os solicitantes, registros das entradas e saídas de materiais no sistema do Almoxarifado, distribuição dos materiais e encaminhamento das notas fiscais para o setor de Execução Orçamentária e Financeira providenciar o pagamento.

Setor de Acompanhamento Patrimonial
Responsável pela gestão e controle dos bens móveis permanentes da Ufes - Unidade de Alegre adquiridos através de processos de compras executados pela Coordenação de Licitação.

O Setor também atua no controle dos materiais e equipamentos oriundos de projeto de pesquisa cedidos por instituições de fomento como FAPES, CNPq, FEST, dentre outras entidades de mesma natureza.

São atribuições do Setor de Acompanhamento Patrimonial:
- Identificar (Patrimoniar) os bens permanentes através da afixação de plaquetas patrimoniais;
- Registrar os bens permanentes no sistema de controle patrimonial;
- Emitir os Termos de Responsabilidade pelo uso e guarda dos bens;
-Emitir ou acompanhar o Termo de Transferência/Recolhimento de bens permanentes entre unidades administrativas e acadêmicas;
-Promover a alienação de bens e emitir o Termo de Baixa;
- Acompanhar as Comissões: Permanente de Avaliação e Desfazimento de Bens; de Inventário Patrimonial de Bens Móveis; de Alienação de Bens; e de Avaliação de Bens;
- Supervisionar, junto aos responsáveis das Unidades, a utilização dos bens patrimoniais da UFES;
- Emitir o Nada Consta ou a Certidão de Regularidade de Carga Patrimonial sempre que solicitado pelo servidor para os devidos fins legais e demais atividades de mesma natureza.

Já conhece os outros setores administrativos do campus de Alegre? Confira:
Diretoria de Suporte à Gestão - Setorial Sul
Secretaria Única de Graduação (Sugrad) - Setorial Sul
Seção de Tecnologia da Informação - Setorial Sul
Setor de Gestão de Pessoas - Setorial Sul
Setor de Atenção à Saúde e Assistência Social
Setor de Documentação e Circulação - Setorial Sul
Diretoria de Infraestrutura – Setorial Sul (DIS)

Mais informações em https://alegre.ufes.br/administrativo