COE-Ufes divulga boletim com análise da covid no ES entre 4 e 17 de agosto

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 18, uma nova edição do Boletim Informativo Covid/Ufes, com a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo entre os dias 4 e 17 de agosto de 2021. Os dados epidemiológicos do período apontam para uma situação de estabilidade, com tendência de queda, nos indicadores da covid-19, com média de 390 novos casos confirmados nos últimos 14 dias (queda de 22,15%) e de 7,36 óbitos registrados (queda de 18,92%), em relação ao período anterior.

O COE reforça que, mesmo diante de um cenário favorável, permanece indispensável a manutenção das medidas de prevenção, como o uso de máscara e o distanciamento social, e a adesão de todos à vacinação. “Todas as vacinas são eficazes. Não escolha qual irá receber. Receba o esquema vacinal completo de acordo com a indicação da Anvisa”, enfatiza o boletim. O Comitê destaca ainda o início da vacinação para pessoas com idade acima de 18 anos, faixa etária que abrange os estudantes da Ufes.

O documento também reforça a orientação para que os centros de ensino da Universidade elaborem seus planos de biossegurança, observando as recomendações contidas no Plano de Biossegurança da Ufes e as especificidades de cada unidade estratégica.

Ao final do boletim, o COE informa que, tendo em vista os dados epidemiológicos avaliados e as particularidades sociais e geográficas do Brasil, do Espírito Santo e dos locais onde a Ufes atua, mantém-se a recomendação à gestão da Universidade de avançar para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes.

O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Imagem: Sérgio Melo/Fiocruz
Matéria original publicada em ufes.br