Centro Regional de Referência em Álcool e Drogas

Coordenação Profa. Dra. Adriana Madeira Álvares da Silva Conforti
Registro SIEX: 400967

O Centro Regional de Referência em Álcool e outras Drogas do Sul do Espírito Santo – CRR Sul Capixaba – é um centro vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo que tem como objetivos qualificar e fortalecer ações da rede de atenção a usuários de crack, álcool e outras drogas e qualificar as equipes técnicas da Assistência Social, Saúde e Educação. A proposta prevê a realização de projetos de intervenção social e de pesquisa dos principais problemas regionais na área da dependência química. A metodologia de trabalho se baseia na formação permanente de profissionais da Rede SUS e SUAS de 18 municípios do Sul Capixaba, bem como no fortalecimento de políticas regionais e locais na temática de drogas por meio da realização de nove cursos de atualização presencial de 40 horas cada, totalizando 360 horas de carga horária, voltados para profissionais das áreas de Psicologia, Ciências Sociais, Assistência Social, Enfermagem, Medicina, Agentes de Saúde, Farmácia, Nutrição, Professores, Segurança Pública, Conselheiros Tutelares e comunidades que se interessem pela temática. Além dos cursos presenciais, cada aluno matriculado deverá apresentar uma atividade de projeto de intervenção regional. Os cursos oferecidos são: Curso 1: "Atualização em dependência química" com 233 pessoas inscritas; Curso 2: "Aspectos fisiológicos e mecanismo da dependência química" com 165 pessoas inscritas; Curso 3: "Atualização e perspectivas na Dependência Química" com 189 pessoas inscritas; Curso 4: "Aspectos familiares da Dependência Química" com 117 Pessoas inscritas e Curso 5: "Avaliação e Diagnóstico dependência química" com 154 pessoas inscritos.

O diagnóstico regional efetuado durante as visitas e cursos do CRR, realizado por meio de questionário aplicado às equipes técnicas dos municípios, mostrou o seguinte panorama regional: a) Dos 98 técnicos entrevistados das cidades, 67 se sentem despreparados para atendimento, acolhimento e suporte ao dependente químico e sua família. Os demais técnicos afirmaram possuir condições técnicas, porém sem condições da infraestrutura de atendimento. Os profissionais entrevistados foram: Psicólogos, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares, Enfermeiros, Farmacêuticos Educadores e Profissionais da Segurança Pública. Os problemas apontados foram: a falta de profissionais, a falta de qualificação, a ausência total de fluxograma de atendimento e encaminhamento do dependente químico, a ausência total de integração entre as equipes dos diferentes setores da Rede dentro do mesmo município. b) E ausência total de integração intermunicipal. c) De todos os serviços oferecidos, a saúde, por meio das Unidades Básicas ou Programa de Saúde da Família são as mais estruturadas, seguido pelos serviços do CRAS, presentes em todos os municípios e com muitos programas implantados, porém nenhum específico para atendimento aos dependentes químicos e suas famílias. d) Dos 18 municípios atendidos pelo CRR, apenas 3 possuem CAPs I, nenhum possui CAPs ad ou CAPs i. As atividades dos CAPs incluem saúde mental, controle do tabagismo e apenas 1 trabalha com grupo de ajuda para dependentes de drogas. e) Os dependentes químicos da região utilizam os seguintes serviços para atendimento: pronto socorro, CRAS e CREAS. f) Inquérito realizado entre os Assistentes Sociais e Psicólogos da Região mostrou que a grande maioria não se sente preparado para abordar o dependente químico. g) Entre os problemas apontados em primeiro plano pela equipe técnica foram: sensibilização dos municípios e gestores, ausência de equipes mínimas, realização de trabalho em rede. h) As questões como presença de moradores de rua e uso de drogas como o Crack apareceram em segundo plano. i) O maior problema apontado foi a falta de equipe mínima para atendimento. j) Nenhuma das cidades possui o Conselho Municipal Sobre Drogas instituído e funcional. O levantamento efetuado sugere a necessidade urgente da realização de atividades de fortalecimento regional e treinamento de equipes para trabalho em rede.

Tags: