Campus Alegre terá pesquisa eleitoral para diretores de Centros

O Conselho Universitário da Ufes aprovou em 22 de dezembro a proposta de divisão do CCA em dois Centros:Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde CCENS.

A primeira reunião do Conselho Departamental de 2016 será realizada nesta quinta-feira, 04/02, quando será definida a comissão que elaborará as normas da pesquisa eleitoral. Poderão se canditar aos cargos de diretor e vice-diretor professores/as com título de Doutor e os eleitos terão 120 dias para tomar as providências relacionadas à transição.

Atualmente, o campus oferece 17 cursos de graduação, seis de mestrado e três de doutorado. Tem subprefeitura, biblioteca, restaurante universitário, hospital veterinário e áreas experimentais, sendo que o CCENS e o CCAE utilizarão a mesma estrutura administrativa, o que inclui o quadro de servidores - professores e técnico-administrativos. Cada Centro vai agregar os cursos afins.

Em 2012 foi instalada a primeira comissão com o objetivo de estudar a criação de mais um centro no Campus Alegre. Em maio de 2014, o reitor nomeou uma nova comissão com finalidade de propor alterações no organograma administrativo, em decorrência da aprovação pelo CUn-Ufes da resolução 08/2014, com um novo organograma de funcionamento no Centro. Em 2015, o reitor esclareceu que a universidade não possuía cargos e funções gratificadas para garantir a criação da primeira proposta e, novamente, foi instituída outra comissão para estudar as propostas das duas comissões anteriores.

A proposta “desejável”, para ser implementado, necessita da disponibilização de vagas de servidores técnico-administrativos, funções gratificadas e cargos de direção. A segunda, considerada “viável” considera os cargos de funções gratificadas e cargos de direção disponíveis na estrutura atual do CCA-UFES”, porém com a necessidade de acréscimo de servidores no quadro.

Dessa forma, o campus vai ter um setor administrativo para atender aos dois centros e um organograma para cada um deles. O CCAE vai reunir os cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Zootecnia, bem como os programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Florestais, Ciências Veterinárias, Genética e Melhoramento, Engenharia Química e Produção Vegetal. Ao CCAE também vão pertencer a Coordenação de Áreas Experimentais e o Hospital Veterinário.

Já ao CCENS englobará os cursos de Ciências Biológicas bacharelado, Ciências Biológicas licenciatura, Ciência da Computação, Farmácia, Física licenciatura, Geologia, Matemática licenciatura, Nutrição, Química e Sistemas de informação.

Tags: