Artigo brasileiro sobre variante P.1 do SARS-CoV-2 é publicado na Revista Nature Medicine

O professor Edson Oliveira Delatorre, do Departamento de Biologia (CCENS/Ufes), juntamente com pesquisadores de diferentes instituições públicas do país, incluindo unidades da Fiocruz de diferentes estados e universidades, publicaram no dia 25 de maio um artigo na Revista Nature Medicine, apresentando dados acerca da investigação das variantes do SARS-CoV-2 que circularam no estado do Amazonas ao longo das duas ondas epidêmicas. O Amazonas é um dos estados mais afetados pela COVID-19 no país, desde o início da pandemia.

Intitulado “COVID-19 in Amazonas, Brazil, was driven by the persistence of endemic lineages and P.1 emergence”, o artigo é resultado de um trabalho liderado pelos pesquisadores Gonzalo Bello e Felipe Naveca da Fiocruz.

Segundo dados da pesquisa, casos da variante B.1.195 prevaleceram na primeira onda e, aos poucos, a primeira variante foi substituída pela variante B.1.1.28, até que em dezembro de 2020 surgiu a variante P.1. A P.1 se constitui como uma variante de preocupação (VOC): depois de rapidamente passar à dominante no AM, vem se espalhando pelo território brasileiro.

Os pesquisadores também avaliaram que a linhagem P.1 apresentou um grande salto evolutivo, acumulando grande número de mutações, que podem ter contribuído para o sucesso da disseminação da P.1. Na tentativa de compreender o processo, os pesquisadores investigaram a presença do vírus no trato respiratório superior dos pacientes e observaram que aqueles indivíduos infectados por essa variante apresentaram maior quantidade do vírus, o que pode contribuir no processo de transmissão.

O trabalho contribuiu para a maior compreensão dos mecanismos associados às ondas epidêmicas no AM e o risco da disseminação desta VOC P.1 no país e no mundo.

A Ufes, campus de Alegre, parabeniza à toda a equipe que participou desse projeto!

Confira o artigo na íntegra aqui.