Aplicação do teste TOEFL no Campus Alegre

A aplicação do TOEFL no Campus Alegre será hoje, dia 15/04, às 16h, nas salas 1 e 2 do Prédio da Pós-Graduação e salas 1 e 2 do Prédio Administrativo. Veja a lista, por sala dos candidatos. Ao todo, foram 130 inscritos. Conheça também o formato do teste e as três seções que são avaliadas. Os inscritos deverão chegar antes das 16h, porque não será permitida a entrada após o horário.

Sala 1 do Prédio da Pós-Graduação

Sala 2 do Prédio da Pós-Graduação

Sala 1 do Prédio Administrativo

Sala 2 do Prédio Administrativo

Para verificar novamente os dados de sua inscrição, local e horário, entre novamente no Sistema IsF com o seu CPF e confira as informações.

Para saber as regras para participação, acesse o manual do candidato.

Abaixo, seguem as diretrizes que devem ser rigorosamente seguidas no momento de aplicação do exame:

1. Chegue com ao menos 45 minutos de antecedência para se certificar do local do exame, poder verificar a lista de inscritos e ir ao banheiro, se for necessário.
  2. Evite levar materiais além dos que serão necessários para a prova, pois você não poderá entrar na sala com eles. Será permitido sobre a carteira APENAS dois lápis, uma borracha e o documento de identidade (RG).
  3. Desligue todos os aparelhos eletrônicos e deixe-os fora de seu alcance, embaixo da cadeira, no chão ou à frente da sala. É proibido manusear qualquer equipamento eletrônico durante o teste, sob penalidade de anulação da prova.
  4. Desative os alarmes de seu celular, pois alguns aparelhos, mesmo desligados, podem disparar o alarme.
  5. A relização do teste é feita totalmente a lápis, sendo proibido o uso de canetas e/ou lapiseiras, pois esses materiais anulam a correção automática feita por computador.
  6. Não é permitido qualquer tipo de comunicação entre os candidatos durante a realização do exame, sob penalidade de anulação da prova.
  7. Na hipótese de desrespeito às orientações indicadas, o teste será cancelado após o término da sessão que estiver em andamento.
  8. O TOEFL ITP é totalmente composto por questões de múltipla escolha, sendo que para cada questão são apresentadas quatro alternativas no modelo a), b), c) e d).
  9. As respostas devem ser preenchidas diretamente na folha de respostas e não no cadernos de questões. Não há tempo extra ao final da prova para prencher o gabarito.
  10. O teste é composto por três sessões: "Listening”, com duração de 35 minutos; "Structure and Written Expression”, com duração de 25 minutos; e "Reading”, com duração de 55 minutos.
  11. Durante a sessão de "Listening”, você deverá acompanhar as orientações que serão dadas pelo próprio áudio e que estarão presentes no livro-teste, ouvir o áudio para cada questão e assinalar a alternativa escolhida diretamente no gabarito.
  12. Não será permitido a nenhum candidato deixar a sala enquanto a sessão de "Listening” estiver em andamento.
  13. Havendo necessidade, será permitido ao candidato se ausentar da sala durante as sessões de "Structure and Written Expression” e "Reading”, desde que acompanhado por um fiscal e na medida de um candidato por vez. É importante salientar que não haverá reposição de tempo.
  14. Nas sessões de "Structure and Written Expression” e "Reading”, serão disponibilizados os horários de início e término das respectivas sessões, sendo que os candidatos serão avisados verbalmente antes dos 5 minutos finais.
  15. Os candidatos serão notificados ao término do teste e deverão soltar o lápis, fechar o livro teste e aguardar sentados até que o material seja recolhido pelos aplicadores.
  16. Em caso de dúvidas, consulte os aplicadores. Eles são credenciados para aplicar a prova e conhecem os procedimentos padrão de aplicação utilizados pela Certificadora ETS.

Para essas e outras informações sobre a prova, entre no site isf.mec.gov.br e faça download do livro de orientações TOEFL ITP.

1) Conheça o formato do teste. Serão avaliadas 3 seções:

Seção Número de questões Tempo
Listening Comprehension 50 35 min
Structure & Written Expression 40 25 min
Reading Comprehension 50 55 min

Listening

O listening é tocado somente 1 vez, por isso, é importante não perder a concentração. Se perder uma pergunta, selecione uma alternativa, esqueça essa questão e já se prepare para a próxima. É comum ver candidatos que perderam várias questões porque tentaram recuperar a questão que não entenderam bem e vira uma bola de neve.

Structure & Written Expression

Esta seção é dividida em 2 partes: escolha da melhor alternativa que completa a frase e reconhecimento de erros. O candidato precisa conhecer bem a gramática para olhar a pergunta e saber o que encaixa na questão. É o tipo de exercício que ou você sabe ou não sabe, não há tempo para ficar pensando muito (lembrando que são 40 questões para serem respondidas em 25 min).

Reading

Nesta seção, há 5 textos com 10 perguntas para cada texto. O conteúdo é acadêmico, pode ser parte de um texto de história, biologia, geografia, entre outros assuntos. Não é necessário conhecer previamente nenhum assunto específico, todas as respostas se encontram no próprio texto.

2) Controle o tempo

Um erro comum no Reading é ter a falsa impressão que se tem muito tempo (55min) para responder às questões. Quando chega nos 10 min finais, é comum ver candidatos no 3º ou 4º texto, ou seja, não haverá tempo suficiente para terminar a prova. O mesmo ocorre com a seção de gramática.

Tags: