Ações de extensão no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/UFES)

Publicado em 12 de Dezembro de 2022.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) ofertou, pela primeira vez, a disciplina “Extensão - Ciências Veterinárias e Sociedade (PGCV-1146)”, cursada por 15 discentes do programa, no segundo semestre de 2022. A disciplina foi criada pelo Colegiado Acadêmico do PPGCV em resposta à demanda de modernização da matriz curricular e para propiciar maior aproximação entre as ações do programa e a sociedade Alegrense. No decorrer do semestre, os discentes desenvolveram o projeto de extensão “Ciências veterinárias e o lúdico” sob orientação da professora permanente do PPG, Maria Aparecida da Silva, cadastrado na PROEX-UFES (número 3462). Segundo a professora, “o projeto oportunizou aos discentes, a realização de atividades fora dos muros da Universidade, promovendo o contato com a sociedade de Alegre”. De forma lúdica, os discentes ofereceram palestras e oficinas para alunos do primeiro e segundo períodos de três escolas de educação infantil do município, a saber, Aquarela, Ruth Alice e o Cemei Vanor do Nascimento de Rive. Os temas propostos pela equipe pedagógica das escolas e trabalhados pelos grupos foram “Meio ambiente”, “Cuidado comigo, com o outro e com o meio ambiente” e “Alimentação saudável”. No total, 211 crianças das escolas participaram e aprenderam, de forma criativa e divertida, os conteúdos propostos, idealizados, desenvolvidos e apresentados pelos discentes, sob supervisão da professora.

Após o desenvolvimento das atividades, os discentes da disciplina retornaram às escolas para devolutivas das equipes pedagógicas. Em uma delas, obtiveram o seguinte retorno: “Foi muito bom. As crianças curtiram muito o material deixado na creche e sempre que eles passavam pelo pátio da refeição, comentavam sobre as caixinhas e foram relembrando. E com o material deixado, foi feito uma atividade relacionada às cores e ao meio ambiente e preservação. Os alunos trazem os brinquedos com eles nas mochilas para brincarem, sendo muito bom para coordenação motora das crianças.Foi muito válido. Sempre estamos recapitulando onde jogar e em que caixinha jogar o lixo.” Ainda no contexto da disciplina, no dia 29 de novembro, os discentes participaram do evento “A sociedade conhece e se aproxima do PPGCV-UFES”, também cadastrado na PROEX-UFES (número 3540), simultaneamente à Mostra de Profissões Edição 2022 da UFES, promovida pela PROGRAD. A Mostra acontece anualmente e objetiva apresentar os cursos de graduação oferecidos pela UFES, promovendo visitas aos laboratórios e demais espaços da Universidade, com apresentação de projetos, palestras, vídeos e produtos preparados nas disciplinas de graduação e de pós-graduação, despertando nos estudantes do ensino médio que visitam o campus, o interesse tanto pelos cursos de graduação, bem como pela participação em projetos de pesquisa.

Durante a Mostra, os discentes expuseram, no laboratório de Anatomia Animal, materiais utilizados em experimentos, folders, banners, vídeos, fotos e produtos relacionados aos projetos de pesquisa e extensão realizados nos laboratórios dos professores que compõem o corpo docente do PPGCV-UFES. Os discentes também apresentaram seus trabalhos oralmente e tiveram a chance de dialogar e responder dúvidas, curiosidades e questionamentos feitos pelos visitantes dos stands. No total, foram recebidos 160 estudantes e professores dos colégios que visitaram o campus. Segundo a professora responsável pela disciplina, Maria Aparecida da Silva, “os discentes foram desafiados a desenvolver de forma lúdica materiais para trabalhar com a educação infantil, bem como ouvir as equipes pedagógicas das escolas, além de planejar as apresentações e usar as habilidades para ter a atenção das crianças. Ao final, os grupos apresentaram excelente desempenho individual e principalmente no coletivo”. Para a coordenadora do PPGCV-UFES, professora Janaina Villanova, “a disciplina de cunho extensionista atende não somente à política de inclusão de carga horária de extensão nos cursos da Universidade, mas, desenvolve habilidades nos discentes relativas à comunicação e prestação de serviços para a comunidade, fortalecendo a inserção social do programa e da UFES e, trazendo benefícios e melhorias diretas para a qualidade de vida dos públicos atendidos e da sociedade em geral”. Para a discente do PPGCV, Nicolly Soares Ferreira, “a disciplina de extensão possibilitou ter um contato maior com a sociedade e deu oportunidade de, no âmbito de uma atividade acadêmica, adquirir experiência para a prestação de um serviço para a população”. A disciplina será ofertada regularmente pelo programa e novas atividades de extensão serão propostas.