Publicado em 07/06/2023.

O Grupo de Estudos Étnico-Racial e Educação Especial (GEERE) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) realizarão o VI Simpósio de Diversidade Étnico-Racial: políticas afirmativas, formação de professores(as) e práticas educativas, nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2023, no formato presencial, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no município de Alegre-ES.

Nesta sexta edição, o evento tem como finalidade discutir a Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil e sua articulação com as políticas afirmativas, formação de professores(as) e as práticas educativas. Para tanto, convidamos conferencistas professores/pesquisadores nacionais e locais de instituições de ensino superior e de educação básica que em seus estados e municípios estão desenvolvendo pesquisas científicas e produzindo conhecimentos na área da educação das relações étnico-raciais. O Simpósio se constitui um espaço de formação continuada, com vistas a construção de uma universidade antirracista, conforme prevê a Lei nº 10.639/03 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96 e estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-abrasileira no currículo dos cursos de ensino superior, especialmente na formação inicial de professores(as).

Confira a programação e as informações para inscrição (gratuita) no evento estão disponíveis no link: https://sererufes.wixsite.com/2023 e no Instagram GEERE. Contamos com a participação de todos/as!