Testagem gratuita de Hepatite na SASAS - Dias 19 e 20/10

Nos dias 19 e 20 de outubro haverá testagem gratuita para o vírus da hepatite C na SASAS - Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social da UFES, em parceria com o Rotary Club de Alegre e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Alegre.

O que é Hepatite?

A hepatite é uma doença que praticamente não apresenta sintomas. Existem 3 tipos de hepatite, todas causadas por vírus. Esses vírus atacam o fígado (que fica do lado direito do tronco, abaixo das costelas) e provocam uma inflamação. As pessoas podem ser portadoras do vírus sem saber. Os tipos mais perigosos são a hepatite B e C.

Como se pega Hepatite?

As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue. A transmissão pode acontecer quando se compartilham utensílios como: aparelho de barbear, alicate de unha, agulha, e também quando se usa material não esterilizado na colocação de piercings, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos.

A hepatite B é sexualmente transmissível (DST). Mulheres grávidas também podem passar o vírus da hepatite B para o bebê, principalmente no momento do parto, por isso o recém-nascido precisa ser vacinado nas primeiras 12 horas após o nascimento.

Não se pega hepatite com aperto de mão, abraço, beijo, uso de talheres, pratos ou copos, uso de assento sanitário ou assentos de lugares públicos e meios de transporte.

Existe vacina contra a Hepatite?

Não existe vacina para a hepatite C, somente para a hepatite B.

A vacina para a hepatite B é oferecida pelas Unidades Básicas de Saúde, para pessoas de até 29 anos, gestantes, hemofílicos, portadores do vírus HIV, pacientes que fazem hemodiálise, profissionais de saúde, manicures, policiais, bombeiros, profissionais do sexo e usuários de drogas.

A vacina tem três doses, e a pessoa fica protegida somente se tomar as três.

A única forma de saber se você tem o vírus é fazendo exames de sangue específicos para as hepatites B e C.

Tags: