Seminário "Espectroscopia Fotoacústica – Fundamentos e Aplicações"

O seminário será realizado no dia 18/10/2017, quarta-feira, das 16h às 17h, no auditório do Prédio Central da UFES-Alegre, com o Prof. Dr. Guilherme Rodrigues Lima (UFES-Alegre, Dep. de Química e Física).

Resumo: A detecção de gases em níveis de traços (sub-ppmV) tornou-se um método atrativo e promissor, não somente no estudo da poluição ambiental, mas em diversas aplicações científicas e tecnológicas.

Em razão da alta sensibilidade e seletividade, facilidade de operação e relativo baixo custo, a espectroscopia a laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) tornou-se, ao longo dos anos, um método de grande importância e extensivamente utilizado. Nesse contexto, técnicas como a Espectroscopia de Absorção (EA), Espectroscopia Fotoacústica (EF), dentre outras, são frequentemente reportadas na literatura. Em particular, a Espectroscopia Fotoacústica é uma técnica bem estabelecida e reconhecida na comunidade científica como um método de detecção de gases altamente sensível e seletivo que, dependendo das configurações, preenche todos os requisitos fundamentais que um detector de gases deve possuir.