Projeto Animais de Rua Quentinhos

Como o próprio nome do projeto diz, a intenção desse mutirão foi poder proporcionar a nossos queridos amiguinhos de quatro patas uma noite mais quentinha, tendo em vista que nos últimos tempos Alegre tem feito um frio absurdo!

E como surgiu a ideia?

De um compartilhamento no facebook, a aluna de medicina veterinária Amanda Miranda, postou em sua página um vídeo em que o contexto chamava atenção para o sofrimento atual dos moradores de rua, e destacou os cães e gatos abandonados e quão sofrida eram suas noites, principalmente nessas épocas frias. Então sua amiga e docente do CCAE-UFES, Mariana Duran, gostou e comentou que tinha vontade de fazer algo para ajudar os cães de Alegre ... Foi aí que tudo começou! Começaram a trocar mensagens e bolar ideias de como poderiam abrigar esses cãezinhos! E daí surgiu a ideia de postar nos grupos que envolvem principalmente, alunos da UFES. A ideia inicial era arrecadar retalhos e panos que não poderiam mais serem usados pelas pessoas para confeccionar roupinhas e travesseiros para colocar no fundo das caixas de papelão. O Artesão Vinicius Amorim Cavati viu a postagem em um desses grupos e se ofereceu para ajudar com a mão de obra, sugerindo que as casinhas fossem confeccionadas com caixote de feira, pois além de ajudar o meio ambiente reciclando material que iria pro lixo, as casinhas ficariam mais resistentes, dando mais segurança pros nossos amiguinhos!

E aí começou um mutirão solidário! Muitas pessoas ajudaram, tanto com matéria prima para confecção das casinhas, como com dinheiro e principalmente mão de obra, seja para confecção das caminhas que foram produzidas para dar conforto aos animais, quanto pela própria casinha de madeira. Além dos adultos e crianças que abraçaram a causa, ressaltamos o comércio da cidade representados pelos Supermercados São Jorge e Big, Horti Fruti Lima, Atacado São Paulo, Casa Rezende, papelarias da cidade, material de construção F e F, que disponibilizaram material para confecção das mesmas.

De uma boa ideia surgiu uma excelente ação, que só foi possível graças a todos que se envolveram! Assim, no dia 19 de junho, após pedido de utilização do espaço conhecido como Céu pela professora Mariana à subprefeitura do campus, que no mesmo momento se mostrou solidária com o projeto, a confecção das casinhas aconteceu, em uma tarde de domingo, aonde alunos, professores, técnicos, médicos veterinários e cidadãos de Alegre participaram de coração aberto com muitas ideias e disposição! No final da tarde como resultado foram geradas, 11 casinhas de diferentes tamanhos, que foram distribuídas no campus da UFES e pela cidade de Alegre.

Um próximo encontro está previsto para começo de agosto, com o retorno das aulas e esperamos que mais pessoas possam vir ajudar e que consigamos aumentar esse número de abrigos e disseminar a ideia não só por Alegre, mas por municípios vizinhos que sofrem com as temperaturas rigorosas no inverno.

O projeto não visa divulgar nome ou mérito para nenhum dos envolvidos, somos um grupo de pessoas que querem, de uma forma simples e funcional, mudar um pouco da dura e cruel realidade dos animais de rua, que estão nessa situação por culpa infelizmente do único animal considerado RACIONAL.

A única que tem seu nome destacado é a gatinha do Vinicius, a Luna, que infelizmente foi envenenada dias antes de começarmos a mobilização para ajudarmos outros animais, o que nos motivou e tem seu nome destacado “in memoriam”, para que sempre que lembrarmos dela não deixemos de pensar que se animais que tem um lar também estão passíveis de sofrimento, os abandonados merecem toda nossa atenção e amor para que, mesmo que não consigamos um lar para todos, possamos minimizar o sofrimento de viver nas ruas e que suas vidas possam se tornar um pouco mais dignas e cheias de amor!

Quem quiser ajudar é sempre bem-vindo! Fazer o bem sem olhar a quem! Os animais agradecem!!!