Processo Seletivo para Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Publicado em 04/12/2023.

O Programa, por meio do curso de Mestrado, tem por objetivo o desenvolvimento da ciência e de tecnologia aplicada ao desenvolvimento, processamento, conservação, embalagem, distribuição e qualidade nutricional de alimentos.

O Processo Seletivo tem como objetivo selecionar candidatos que comprovem conhecimento e aptidão para cursar o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA/CCAE/UFES), com ingresso no primeiro período letivo de 2024, conforme o disposto no presente Edital, e início das aulas previsto para março de 2024.

As inscrições estarão abertas no período de 19/12/2023 à 02 de fevereiro de 2024, com início previsto no primeiro semestre letivo de 2024.

Os projetos de dissertação (pesquisa) a serem desenvolvidos pelos estudantes deverão enquadrar em uma das seguintes linhas de pesquisas:

1) Engenharia e Tecnologia de Alimentos.
Descrição da linha: Estudos relacionados a Engenharias, Processamento, Desenvolvimento de Novos Produtos, Controle da Qualidade e Tecnologias de Alimentos.

2) Ciência de Alimentos.
Descrição da linha: Estudos relacionados a Biotecnologia e Propriedades Físicas, Químicas, Microbiológicas, Enzimáticas, Nutricionais, Funcionais e Sensoriais dos Alimentos.

Para este processo seletivo serão ofertadas 03 (três) vagas , e a sugestão de projeto a ser apresentada no Plano de Trabalho deverá abordar uma das seguintes linhas de pesquisa:

1: Enzimas microbianas na indústria de alimentos: produção, caracterização, purificação e aplicações tecnológicas. Uso de resíduos agroindustriais como meio de cultivo.
2: Análise sensorial e desenvolvimento de novos produtos.
3: Avaliação da qualidade de alimentos com reduzido teor de sódio, gordura saturada ou açúcares.
4: Desenvolvimento e Caracterização de Bebidas Fermentadas ou secagem de alimentos.
5: Valor nutricional e funcional do café verde: utilização como ingrediente em alimentos, estudos in vivo, estudos in vitro.

Mais informações pelo e-mail: pctaufes [at] yahoo.com.br ou na página do  site do PCTA:

Anexo(s):