Por um trânsito “legal” no Campus de Alegre

É notório que a área disponível para estacionamento na sede do Campus, em Alegre, é insuficiente para acomodar todos os veículos que circulam, diariamente, pelo “Alto Universitário”. Mesmo depois da adoção de algumas providências que visaram aumentar o número de vagas e de outras ações que serão implementadas, a quantidade de carros e motos que o espaço comporta ainda será restrita.

Apesar de o número de vagas ser limitado, foi necessário, com a afixação de placas de sinalização, restringir o estacionamento em alguns pontos, pois, a partir do estudo realizado pela equipe da Subprefeitura, avaliou-se que, havendo veículos parados nesses locais, ficam prejudicados o “ir e vir” de motoristas e de pedestres, bem como o fluxo para a carga e descarga no Almoxarifado, no Restaurante e a coleta de resíduos.

Dessa forma, é primordial a colaboração de todos para se otimizar a utilização do espaço de uso comum do Campus. O respeito ao outro – virtude peculiar a um ambiente universitário – garante a convivência salutar das pessoas e é a partir dele, do respeito, que se elaborou as orientações, elencadas a seguir, com as quais se solicita o compromisso de toda comunidade:

1). Não estacione nas vagas sinalizadas como “Proibido Estacionar”.
Negligenciar essa diretriz prejudica o fluxo dos outros veículos, ou seja, atrapalha a todos, além de por em risco o veículo parado em lugar indevido, pois ele pode sofrer colisões por estar em local que obstrui o trânsito.

2). Não estacione nas vagas reservadas para idosos e para pessoas com deficiência física, caso não possua a devida identificação.
Além de ser ilegal, ocupar uma vaga reservada para idosos ou para deficientes físicos configura um desrespeito com esse público que merece, e tem garantida por lei, uma atenção especial. Na agência do DETRAN, em Alegre, os interessados podem obter a documentação específica para utilização dessas vagas.

3). Não estacione em locais demarcados – por cones, correntes e/ou piso zebrado – para manobras de veículos.
Há necessidade do fluxo de caminhões para carga e descarga, para coleta de resíduos, etc. Por isso, considerando o espaço físico limitado do Campus, esses locais para manobra foram reservados e obstruí-los impossibilita a prestação dos serviços, além de haver o risco de o veículo parado em lugar indevido sofrer colisões, quando do tráfego desses carros grandes.

4). Não estacione em calçadas, gramados, em fila dupla ou obstrua, mesmo que temporariamente, a entrada e saída de veículos ou as rampas de acesso destinadas para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida.
A não observância dessa orientação prejudica a acessibilidade, restringe a mobilidade de pedestre, danifica jardins, bloqueia o trânsito além de causar transtornos aos motoristas que ficam impossibilitados de acessar ou sair com seus veículos de determinados locais.

5). Prefira estacionar as motos nas vagas exclusivas para esses veículos.
Foram realizados levantamentos do quantitativo de motos que circulam pelo Alto Universitário e as vagas que foram destinadas atendem à demanda.

6). Trate com civilidade os colaboradores que trabalharão com a orientação do trânsito no Alto Universitário.
Seja efetivo ou terceirizado, os trabalhadores que ajudarão a orientar o trânsito devem ser respeitados, lembrando que desacatar o servidor no exercício de sua função é, além de indelicado, um crime.

Desde já, a Subprefeitura agradece a compreensão e a ajuda de todos e, certa de que os resultados almejados serão alcançados, se coloca à disposição para o que se julgar necessário e/ou oportuno, afinal sugestões e/ou críticas serão muito bem-vindas na construção desse processo que, muito mais que propor melhorias estruturais e de logística, objetiva “humanizar” as relações, pois esse é o trânsito “legal” que interessa a todos.

Atenciosamente,

Equipe da Subprefeitura Universitária