Pesquisadores da Ufes Campus Alegre, têm artigo publicado na revista internacional

Publicado em 22/06/2023.

Um artigo inovador intitulado "Modelagem da Dinâmica de Uso e Cobertura do Solo e sua Projeção Futura para o Bioma Amazônia" foi publicado na revista internacional Forests. O artigo é fruto da tese de doutorado da Dra. Kaíse Barbosa de Souza, sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais vinculado ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) campus Alegre.

A pesquisa realizada pela equipe da Ufes apresenta uma previsão preocupante para o futuro do bioma Amazônia. Segundo o estudo, até o ano de 2044, haverá uma redução na Formação Florestal e um aumento na classe de Pastagem, destacando as mudanças em andamento nos padrões de uso da terra na região.

O principal objetivo da pesquisa foi analisar a dinâmica de uso e cobertura da terra ao longo do tempo utilizando técnicas de modelagem espacial e projetar cenários futuros para o bioma Amazônia. O estudo utilizou dados de cobertura da terra de 1985, 2014 e 2017 fornecidos pelo projeto MapBiomas. Esses dados foram então associados a variáveis explicativas socioeconômicas por meio do teste Cramer-V.

Os resultados da análise revelaram uma redução significativa na classe de Formação Florestal. Em 1985, a Formação Florestal cobria uma área de 3.844.800,75 km², representando 91,20% do total. No entanto, até 2014, essa área havia diminuído para 3.452.129,25 km², correspondendo a apenas 81,89% do bioma. Em contraste, a classe de Pastagem experimentou um aumento substancial, expandindo-se de uma área inicial de 71.046,50 km² (1,69%) para 437.670,00 km² (10,38%) em 2014. O estudo também revelou que a Formação Florestal e a Pastagem foram as classes que sofreram as mudanças mais significativas, seguidas por Culturas Anuais e Perenes e o Mosaico de Agricultura e Pastagem.

As projeções futuras para o uso e cobertura da terra em 2044 indicam uma redução ainda maior na Formação Florestal devido a um aumento significativo na classe de Pastagem. Esses resultados levantaram preocupações entre pesquisadores e formuladores de políticas, pois podem ter implicações profundas para o ecossistema, a biodiversidade e a regulação climática da região.

As simulações apresentadas nesta pesquisa fornecem revelações valiosas para subsidiar o planejamento territorial regional, políticas públicas e promoção de práticas que minimizem o impacto em áreas de pastagem. Sendo que sua metodologia pode ser replicada  e servir como base para o planejamento da ocupação territorial de outras áreas e biomas. Espera-se que essas descobertas contribuam para o desenvolvimento de estratégias de mitigação do desmatamento e preservação do patrimônio ambiental único do bioma Amazônia.

O artigo publicado na revista Forests demonstra a contribuição inestimável dos pesquisadores da Ufes campus Alegre para o campo das ciências florestais e destaca a necessidade urgente de medidas proativas para salvaguardar o futuro do bioma Amazônia.