Palestra online “Aproximando o Mundo Real com a Modelagem Matemática”

No dia 10 de junho, às 19 horas, a palestra online “Aproximando o Mundo Real com a Modelagem Matemática” será proferida pelo prof. Wellington Betencurte da Silva do Departamento de Engenharia Rural/UFES, participando de um evento organizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) conforme o link.

O objetivo principal é propiciar uma discussão a respeito da modelagem matemática e apresentar conceitos básicos necessários e alguns exemplos. O evento ocorrerá via internet, bastando se cadastrar no site informado no link e solicitar participação.

Resumo sobre a palestra:

Desenvolver um modelo é uma atividade de suma importância pois ele permite descrever e entender diversos sistemas nas mais variadas áreas da ciência e da engenharia. Construímos modelos porque não podemos compreender os sistemas em sua totalidade e complexidade. A prática de modelagem envolve a construção, a validação e a aplicação real dos modelos (simulação, otimização, estimação, controle e treinamento). Todo projeto pode se beneficiar da modelagem. Por exemplo, a modelagem pode ajudar uma equipe de trabalho a visualizar melhor o plano para seu sistema e permitir que ele seja desenvolvido mais rapidamente, ajudando-os a construir a coisa certa. Isso demonstra a relevância da matemática para os problemas reais do cotidiano e facilita o processo de tomada de decisões. Neste sentido, este seminário irá apresentar conceitos básicos necessários e alguns exemplos de modelagem matemática.

Tags: