Paisagismo no Campus da UFES em Alegre

Cíntia dos Santos Bento

Professora do Departamento de Agronomia

A ideia da implantação dos jardins no Campus da Ufes de Alegre, surgiu da necessidade de áreas verdes no Campus e de uma demanda de aulas práticas da disciplina Paisagismo, Parques e Jardins, oferecida pelo Departamento de Agronomia. Em 2017, quando assumi a disciplina, senti a necessidade de realizar práticas com os alunos, não só de propagação de mudas, mas também de como poderíamos instalar e manter jardins.  O Campus, na época, só possuía um único jardim em frente a biblioteca, as outras áreas não existia vegetação que caracterizasse um jardim, a área onde os alunos passavam a maior parte do tempo era chamado de “mata grama”, pois só existia um resquício de grama e mais nenhuma vegetação.

Com a proposta da criação dos jardins no Campus, os próprios alunos, da disciplina, ficaram empolgados e começaram a se empenhar para que conseguíssemos executar as ideias que eles tinham, pois os mesmos eram responsáveis (com a minha supervisão) pela elaboração e execução dos projetos.

Após a realização do primeiro jardim (em frente ao prédio do tijolinho) começou a ter um interesse pelas pessoas que frequentavam o Campus, como os próprios funcionários que começaram a elogiar e a incentivar o nosso trabalho. Aos poucos começamos a receber apoio da subprefeitura do Campus, que nos auxiliou com verba para implantarmos os jardins do “mata grama”, pois era uma área grande, na qual íamos precisar de recursos financeiros para compramos as plantas e principalmente as gramas. Após a implantação dos jardins do “mata grama” foi proposto a mudança do nome para “viva grama” para que desta forma conseguíssemos mudar a mentalidade dos frequentadores do local para que os mesmos começassem a preservar e a cuidar dos jardins como se fossem deles.

Para a realização dos jardins contamos com a ajuda e contribuição, principalmente de doação de mudas, de algumas instituições como a Prefeitura Municipal de Alegre, por meio do horto municipal, O Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre, Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais da região Sul e Caparaó Capixaba (Sulcaflor) e a subprefeitura da Ufes, Campus de Alegre (apoio com disponibilidade do pessoal da manutenção e da área verde). Além da doação financeira de professores, alunos e técnicos da Instituição. Sem a ajuda de toda a comunidade acadêmica e das Instituições não teríamos conseguido criar e manter os oitos jardins que existem no Campus nos dias de hoje.

Entretanto, os desafios continuam, pois a ideia é continuarmos com a implantação de mais jardins no Campus e de expandir o projeto para a área experimental de Rive, para que a área também seja transformada para tornar-se um local agradável e que traga bem-estar as pessoas que trabalham no local e para a própria população da cidade de Alegre.